No período de férias, queremos aproveitar ao máximo o tempo livre de que dispomos. Por isso, muitos motoristas optam por pegar a estrada durante a noite para chegar ao seu destino no início do dia. Entretanto, é necessário estar descansado. Um levantamento da Associação Brasileira do Sono (ABS) aponta que dormir na direção é a causa de 20% do total de acidentes envolvendo veículos no País.

 

Segundo Edson Kayanuma, médico e supervisor de Saúde da Ford, além do risco de adormecer ao volante, a sonolência prejudica o tempo de reação, de decisão e a atenção de quem dirige, efeitos semelhantes ao de estar sob a influência de drogas ou do álcool.

 

“Antes de pegar a estrada, descanse! Caso sinta sono ou cansaço durante a viagem, peça a um dos passageiros, também habilitado, para assumir a direção. Se não for possível ou se estiversozinho, pare em um local seguro e durma por algumas horas antes de continuar”, aconselha Kayanuma. O médico cita ainda alguns sinais que merecem atenção, pois podem indicar cansaço:

 

  • Dificuldade em se concentrar, piscar frequentemente ou pálpebras pesadas.
  • Dificuldade em se lembrar dos últimos quilômetros percorridos.
  • Sentir-se inquieto ou irritado.
  • Perder saídas da estrada ou não reparar em sinais de trânsito.
  • Problemas em manter a cabeça erguida.
  • Desviar o carro da pista.

 

Para auxiliar os motoristas a garantir a segurança de toda a família durante a viagem, o Focus 2016 conta com um avançado controle eletrônico de estabilidade. Além de evitar as derrapagens na pista, o sistema também prevê e corrige a trajetória do veículo antes que o carro saia do controle do motorista, aplicando os freios nas rodas individualmente, por meio de sensores que monitoram velocidade, posição e giro da direção.

 

O Fusion possui uma série de tecnologias para proporcionar uma viagem mais segura e tranquila a toda a família. O piloto automático adaptativo com alerta de colisão e suporte de frenagem emergencial permite ao motorista definir a velocidade do veículo sem a necessidade de uso do acelerador. O sistema utiliza radares para detectar veículos se movimentando à frente e alerta sobre potenciais riscos de colisão. Se o radar detecta veículos mais lentos, reduz automaticamente a velocidade para manter uma distância segura. Assim que a pista está livre, ele retorna à velocidade programada. O sistema de monitoramento de ponto cego auxilia o motorista em mudanças de faixa. Além disso, o carro conta com sensor de chuva e faróis que acendem automaticamente.