A EDP Smart, divisão que reúne o portfólio de soluções em energia da EDP, e a Santander Financiamentos fecharam uma parceria para oferecer aos clientes da companhia de energia uma linha de crédito específica para aquisição de painéis fotovoltaicos. Com taxas a partir de 0,79% ao mês e prazo de até 60 meses, o financiamento está disponível para consumidores residenciais e pequenos negócios nas áreas de concessão da EDP em São Paulo e no Espírito Santo.

No site edpsmart.com.br/residencias/solar, um simulador aponta a economia mensal estimada com o sistema solar, o número de módulos necessários para atender o consumo de energia do cliente, além do valor e tempo de retorno do investimento.  As transações serão 100% digitais, feitas de maneira simples e ágil. A oferta será ampliada para as demais regiões do Brasil, de acordo com a estratégia de expansão da EDP. Não é preciso ser cliente do Santander para poder requerer o financiamento.

A análise de crédito do cliente que solicitar o financiamento do sistema fotovoltaico leva em conta fatores como risco de crédito e o seu relacionamento com o banco. Após a aprovação do financiamento, a EDP envia um técnico até o cliente para estudar o local de implantação e desenvolver o projeto. A instalação é feita em até 30 dias úteis, considerando um projeto residencial de até 12 kWp. A EDP fica responsável pela implantação e operação do sistema, cuja vida útil é de 25 anos.

O sistema de geração distribuída permite que o cliente gere sua própria energia, limpa e renovável, e “devolva” o excedente para a rede de distribuição nos horários de não utilização, além de poder contar com o sistema da concessionária quando necessitar. Os resultados para o usuário são visíveis na conta de energia elétrica, que, inclusive, fica protegida contra as variações tarifárias.

“O Brasil superou recentemente a marca de 1 GW de capacidade instalada de geração distribuída, dado que reforça a importância do setor para a Companhia. Queremos oferecer aos consumidores a possibilidade de adquirir painéis solares com facilidade e rapidez, como a parceria entre EDP Smart e Santander Financiamentos proporciona”, destaca Carlos Andrade, vice-presidente de Estratégia e Novos Negócios da EDP Brasil.

Na avaliação de Karine Bueno, head de Sustentabilidade do Santander Brasil, a parceria tem tudo para ser um divisor de águas no mercado de geração solar distribuída. “Não é de hoje que investimos e fomentamos as energias renováveis, por isso acreditamos que a parceria com uma grande empresa, presente em toda a cadeia de valor do setor elétrico, dará uma nova escala ao segmento”, afirma. André Novaes, diretor da Santander Financiamentos, acrescenta que o banco tem a ferramenta adequada para atender à demanda com velocidade e qualidade. “As condições oferecidas aos clientes da EDP são especiais, o que torna a instalação um bom negócio para