O Dragão Fashion Brasil (DFB) 2017 celebra 18 anos  de trajetória do maior e mais relevante encontro da moda autoral da América Latina . Ocupando, pelo terceiro ano consecutivo, o Terminal Marítimo de Passageiros de Fortaleza, o evento acontece de 24 a 27 de maio, gerando  540 empregos diretos, levando ao Ceará mais de 100 profissionais de imprensa (nacional e internacional), e reunindo todas as 10 faculdades e cursos técnicos de moda e design do Estado, que participam com seus alunos em atividades de backstage e receptivo. 

 

Acompanhando  o momento de profundas transformações pelo qual a indústria da moda tem passado, sob o conceito “Viva Essa Festa”, anuncia uma série de mudanças estruturais. A mais importante delas é a nova nomenclatura do DFB que passa a definir-se como “Festival”, assumindo uma vocação multidisciplinar abraçada na última década. A moda, agora, sai do centro das ações para integrar uma ciranda plural que faz girar uma programação que abrange diversos aspectos da cultura, gastronomia e formação.

Para festejar os 18 anos do evento, o realizador do DFB Festival 2017, Cláudio Silveira, decidiu celebrar a própria região Nordeste como usina criativa e multicultural, símbolo máximo de resistência e superação do próprio trade. “A indústria da moda brasileira deve muito à tradição têxtil nordestina. Mesmo com tantas adversidades, a criatividade mantém-se como base das nossas confecções, que investem cada vez mais em ações inovadoras e consistentes, como o próprio DFB”, explica Cláudio.

A reverência ao Nordeste ganha força com uma decisão inédita: pela primeira vez, o casting de modelos do DFB será de origem 100% nordestina, incluindo as principais top models brasileiras e internacionais nascidas na Região, que irão ao Ceará exclusivamente para o evento.

 Neste ano haverá uma  terceira sala de desfiles, montada no piso superior do Terminal Marítimo, o Pavilhão do Conhecimento, integrando a moda à programação de palestras e mesas redondas do Dragão Pensando Moda, coparceria com o Senac/Ce. 

Com line-up oficial reunindo grandes criadores autorais, novos designers e faculdades de todo o Brasil, o evento resgata a tradição de nomear as salas de desfiles com títulos que remetem à primeira década do evento. 

A Sala do Fogo, com capacidade para 800 convidados, apresentará coleções dos grandes nomes da moda autoral do Nordeste.

A Sala do Barro, também para 800 convidados, faz referência direta à riqueza do artesanato brasileiro e deve receber os desfiles com foco em tipologias e saberes do artesanato. 

O terceiro e novo espaço de desfiles, com capacidade para 600 convidados, é a Sala das Marés, que apresenta a programação mais alternativa do Festival, composta pelos desfiles do reality show Comunidade: Moda (Record TV); o Projeto Tramas&Sonhos (criado por artesãs do Litoral Oeste do Ceará, com destaque para a região de Jericoacoara); e os desfiles do Concurso dos Novos, que apresentarão coleções cápsulas de oito instituições de ensino superior e técnico do Ceará, Paraíba, Minas Gerais e São Paulo.

Pela primeira vez, o DFB Festival 2017 recebe o Concurso Ceará Moda Contemporânea, correalizado com o Sinditêxtil, com prêmios em dinheiro para as categorias Design, Modelagem e Costura.Dessa maneira, o DFB torna-se o único evento do mundo a sediar três concursos de moda para novos talentos, entre amadores, estudantes e autodidatas.

Os percursos do DFB através da América Latina, iniciados em 2016 com a homenagem temática à Colômbia, agora fazem escala no Peru, produtor do melhor algodão do planeta – insumo que é uma das bases da economia do país. A exposição “Alma Peruana” reunirá imagens e números que ilustram a força econômica e cultural dessa nação.

Saindo da esfera da moda, o Peru inspira parte da programação gastronômica do Festival, que terá pratos típicos recriados pelos mais célebres chefs do Ceará e disponibilizados a preços acessíveis, em formato de comida de rua.

Ao todo, o DFB Festival 2017 reunirá 10 restaurantes, bares e bistrôs, além de 10 foodtrucks. O objetivo é garantir energia para a maratona de 7 grandes shows com artistas locais, com sets de abertura comandados por DJs convidados.

Para quem deseja consumir moda, o Boulevard Kza do Dragão é uma feira de 1.200m², reunindo 64 expositores, entre estilistas, designers de produto, microempreendedores e até carrinhos com típicas comidas de rua cearense, do quebra-queixo à chegadinha.