A Portinari e a arquiteta paulistana, Dudi Duarte, acabam de lançar o projeto de uma cozinha cosmopolita, construída dentro do ambiente reduzido e sustentável de um container. A proposta traz ainda a aplicação do porcelanato além do piso e das paredes, se estendendo para bancada, armários e bancos. O conceito reforça a versatilidade dos revestimentos e cria uma atmosfera fora do óbvio, sem deixar o conforto de lado. 

Os lançamentos Portinari 2021 são inspirados no “ressignificar o morar” e, para a arquiteta, o projeto traz esse novo conceito em seu DNA, com espaço amplo para circulação, mais assentos para abrigar mais pessoas e baseado na neutralidade do cinza, trazendo mais protagonismo para a cozinha em tempos de isolamento social.  

“A cozinha é o coração da casa, nos traz memória afetiva e, no cenário atual, a tendência é estarmos cada vez mais presentes neste espaço. A ideia foi criar um ambiente com mais possibilidade para comunicação e circulação para que as pessoas vejam e conversem com quem está cozinhando”, explica Dudi. 

O projeto utiliza o revestimento Dominique no piso e paredes, pois tem menos texturas e permite integrar outros elementos ao ambiente. A coleção evidencia os calcários extraídos da região dos lagos de Bonifácio, na França. Seu nome é uma homenagem a igreja de pedra que se tornou monumento local, Saint Dominique. As peças contam com tons e veios alternados de bege e cinza equilibrados, com traços irregulares que relembram restos fósseis de conchas gravadas em pedras naturais. 

O porcelanato Scultore foi a escolha para os armários, no mesmo tom, mas mais marcado. O espaço conta ainda com o toque final da linha Castellón GR aplicada nos bancos e bancada. Inspirada na pedra Pulpis, extraída da região montanhosa de Castellón, na Espanha, as peças em grandes formatos propiciam harmonia e remetem à reconexão com a natureza. 

A mostra segue na fábrica da Portinari, em Criciúma, Santa Catarina, e poderá ser visitada pelo público após o período de restrições da pandemia.