Com a ambição de se tornar a
cidade mais visitada do mundo, Dubai lançou uma nova marca durante a Arabian
Travel Market (ATM), evento de turismo que aconteceu de 5 a 8 de maio em
Dubai.  A nova marca expressa a cultura de sucesso do Emirado, alinhada ao
seu espírito de vencer qualquer desafio, e é unificada à uma campanha global de
marketing.

 

Anunciada por Sua Alteza
Xeque Mohammed bin Rashid Al Maktoum, primeiro-ministro e vice-presidente dos
Emirados Árabes Unidos e governante de Dubai, a marca será utilizada por
departamentos e órgãos do governo, garantindo que o Emirado fale em “uma
só voz” para os seus cidadãos, visitantes e turistas.

 

Após o anúncio, a autoridade
compartilhou a nova logomarca em sua conta no Instagram, afirmando: “Hoje
lançamos a nova identidade da marca de Dubai, que será usada para promover a
nossa cidade regional e internacionalmente e servirá para posicioná-la como um
destino único e acolhedor para turistas e visitantes”.

 

“O objetivo por trás do
lançamento da nova marca é parte dos esforços de marketing da cidade para
unificar o nome e a identidade do Emirado em torno do conceito de que Dubai é
uma cidade onde coisas extraordinárias acontecem”, afirma Sua Excelência, Helal
Almarri, diretor geral do Departamento de  Turismo , Comércio e Marketing de Dubai (DTCM)
  

Sua Alteza Xeque Mohammed bin
Rashid Al Maktoum afirmou que “nos Emirados Árabes Unidos, não há algo que
seja impossível – o crescimento e o sucesso de Dubai foram baseados neste
espírito de desafiar as normas, aceitando todos os desafios e alcançando o inédito”.
Desde a criação da Mina Rashid, no final da década de 1960, à construção da
torre mais alta do mundo, o Burj Khalifa, e, claro, a conquista do direito de
sediar a Expo 2020, refletem este espírito inovador e demonstram o quão rica é
a experiência do turista na cidade.

 

Também anunciados durante a
ATM, um novo site e aplicativo foram desenvolvidos para inspirar e
informar os visitantes e turistas de cada etapa da viagem, ajudando-os a
aproveitar ao máximo a estadia na cidade. Tanto o site quanto o aplicativo
serão lançados nos próximos meses.
 

Todas as conquistas e
superlativos de Dubai têm melhorado a posição da cidade como um dos principais
destinos do mundo e a nova marca engloba tudo o que o Emirado representa. Com
ela, ficará mais fácil para o mundo reconhecer Dubai, que por sua vez irá
aumentar as atividades promocionais, especialmente eventos, o que contribuirá
para que a cidade atinja as metas da Visão para o Turismo 2020, de atrair 20
milhões de visitantes anuais.

 

A cidade deu os primeiros
passos para atingir a meta, incluindo mudanças legislativas para incentivar o
desenvolvimento e a abertura de novos hotéis, atrações e eventos. Outro passo
importante foi a formação do Dubai Corporation for Tourism and Commerce
Marketing (DCTCM) – afiliada do DTCM – que tem como objetivo o foco no
marketing internacional e a promoção do Emirado como um dos principais destinos
de lazer e negócios do mundo.

 

“O novo logotipo apresenta a
palavra “Dubai” escrita em ambos os alfabetos, árabe e romano, o que
representa o fato de a cidade ser uma fusão de culturas e nacionalidades, um
resultado da abordagem histórica e atual de ser voltada para o exterior, aberta
a ideias de todo o mundo. Mas a nova marca é muito mais do que apenas um
logotipo, é uma forma de falar sobre Dubai e uma nova maneira de tratar a
cidade para investidores e visitantes. A marca transmite a mensagem de que
Dubai é um lugar onde coisas incríveis acontecem”, afirmou Issam Kazim, CEO do
DCTCM.

 

O foco da Corporação tem sido
o desenvolvimento de um novo plano de marketing que irá elevar ainda mais o
status de Dubai como um dos melhores destinos do mundo. A abordagem é baseada
em pesquisas sobre as necessidades, as exigências e os desejos dos viajantes,
tanto de lazer quanto de negócios.