A Donatelli Tecidos  , que está  comemorando 76 anos de existência, para esta 8ª edição do Design Weekend SP, fez a reedição dos tecidos da marca Arte Nativa Aplicada, que por 25 anos celebrou nossas raízes e arte através de um trabalho de estamparia com padrões inspirados em nossas fontes culturais, redesenhados em linguagem contemporânea. Nesta reedição,   resgata a singularidade e riqueza da cultura material brasileira e promove os valores do design brasileiro A marca realiza a exposição do acervo original da Arte Nativa Aplicada, com curadoria do estúdio Nada Se Leva, dos designers André Bastos e Guilherme Leite Ribeiro. 

A Arte Nativa Aplicada fez parte de um movimento para a construção do moderno desenho nacional, em suas formas e cores, na preservação de valores regionais e da identidade brasileira, tornando-os universais. Proposta em 1976 por Maria Henriqueta Gomes,   e depois por sua filha, Elisa Gomes, a marca nasceu da necessidade de cultivar o design nacional. A experiência pioneira iniciou com acessórios de moda e mais tarde diversificou sua produção voltadas para tecidos para decoração e acessórios para casa e mesa.

Como fontes de inspiração estão as produções artísticas de diversas tribos indígenas, as contribuições do negro, do português, do imigrante, assim como a fauna e flora brasileiras. Mesmo com forte apelo indianista, a marca não se fechou para temas étnicos ou ecológicos. O estilo pós-moderno Memphis, da década de 80, e o visual cosmopolita das grandes cidades Mesmo com forte apelo indianista, a marca não se fechou para temas étnicos ou ecológicos. O estilo pós-moderno Memphis, da década de 80, e o visual cosmopolita das grandes cidades foram temas de coleções, desenvolvidas pela estilista Rafaella Perucchi e pelo artista gráfico e grafiteiro Alex Vallauri, respectivamente. foram temas de coleções, desenvolvidas pela estilista Rafaella Perucchi e pelo artista gráfico e grafiteiro Alex Vallauri, respectivamente.