A Travamiga, um dispositivo de segurança criada no Brasil por uma equipe multidisciplinar de profissionais nas áreas de Saúde, Educação, Engenharia e Design, está sendo lançado no mercado nacionalmente. Foi criado para evitar acidentes com as mãos e dedos causados pelo fechamento súbito de portas de madeiras, para utilização em ambientes domésticos, em residência, no trabalho, em escolas, creches, hospitais, entre outros locais .O produto deve ser instalado entre a porta e/ou janela e/ou algo similar (articulado por dobradiças) e o seu batente, evitando que essa se feche esmagando o dedo de uma pessoa (criança ou adulto).

Discreto, de fácil instalação e utilização, é composto por um conjunto mola, fabricado em material com características elásticas (aço mola), um calço mecânico de formato cilíndrico (em material plástico), fixados entre si por meio de um rebite (alumínio) e com acabamento químico superficial (pintura).

 Para Cláudio Piovesan, um dos idealizadores do produto, é grande o número de acidentes com crianças que causam ferimentos graves como esmagamento de dedos, inclusive amputações, gerando situações traumáticas para a pessoa e seus familiares. Estima-se que por ano, e somente em Londres, uma população de crianças, equivalente a 60 mil pessoas esmaguem seus dedos. Entre elas, 20% precisam passar por cirurgia, de acordo com dados da Royal Society for the Prevention of Accidents (ROSPA), tradicional e importante entidade do Reino Unido, reconhecida por suas práticas e realizações seguras de trabalho.

“Lesões nas mãos e nos dedos podem trazer muitas dificuldades na vida das pessoas, fato que é agravado quando ocorre a amputação de um dedo. O ferimento pode causar perda significativa das funções manuais. Outro ponto a ser considerado diz respeito a indenizações por esse tipo de acidente, que ultrapassam a casa dos milhões de dólares no mundo. Prevenir o acidente é sempre o melhor caminho”, destaca Piovesan.