Viajar de carro nas férias é prazeroso. Mesmo em roteiros mais longos, com imprevistos, trânsito e até calor demasiado, atitudes simples a bordo do veículo trazem mais conforto e segurança ao motorista e passageiros.

 

Dentro da série da Ford sobre uso do automóvel nas férias, o chefe de engenharia da marca na América do Sul, João Filho, aborda algumas recomendações indispensáveis no plano e realização de uma viagem de carro:

 

– Ter um bom planejamento é fundamental para evitar surpresas desagradáveis. Inicie calculando o tempo de trajeto, prevendo os locais de paradas, postos de combustível e lugares para alimentação. Utilizar o GPS  do carro ou recurso similar disponível em um dispositivo móvel pode ser útil para auxiliar os motoristas a encontrar as melhores rotas para o destino escolhido. O sistema de conectividade SYNC com o MyFord Touch traz GPS incorporado e é oferecido em versões do novo Focus, Fusion e Edge, com sistema de navegação controlado por comando de voz.

 

– Esteja descansado antes de iniciar a viagem. Rápidas  paradas a cada 2 horas na direção ajudam a melhorar a concentração e evitam o cansaço. Se mesmo assim o motorista sentir indícios de sono no percurso, troque de condutor desde que seja habilitado também. Caso não seja possível, ou se estiver sozinho, é necessário parar em um local seguro e dormir algum tempo antes de continuar.

 

– Estar sempre atento ao volante e antecipar situações de perigo. Deve-se evitar distrações, como música alta, conversas desnecessárias e consulta a celulares e pedir, especialmente aos acompanhantes, que conversem em voz baixa. A Ford disponibiliza o AppLink, acessado por meio do SYNC e disponível nas linhas Ka, Fiesta, EcoSport, Focus e Ranger, que permite controlar aplicativos de celulares e diversas funcionalidades do sistema, entre elas fazer e receber ligações por comandos de voz e com um simples toque em botões no volante, enquanto o motorista mantém os olhos na pista.

 

– É recomendado acelerar e frear de forma suave. Isso proporciona economia de combustível, conforto e maior vida útil dos freios, motor e amortecedores. Além disso, é mandatório respeitar os limites de velocidade das vias, que variam de acordo com o tipo do veículo (leves e pesados) e condições da pista  (seca ou molhada). Caso haja algum imprevisto, e seja necessária uma parada de emergência, o acostamento só deve ser utilizado em local seguro, com muita precaução e depois de analisada as condições da via. A Ford disponibiliza assistência mecânica e socorro de guincho em várias regiões do País para os veículos em dia com as revisões e dentro de seu plano de garantia de 3 anos, válido para todos os produtos da marca.

 

– Certifique-se que esteja bem de saúde. O bem-estar de todos os ocupantes do veículo é fundamental para uma viagem tranquila, sem sobressaltos no percurso. A hidratação é sempre indispensável. Ter garrafas de água e mantê-las cheias é muito útil e evita paradas desnecessárias. Outra recomendação é sobre a melhor forma de utilizar o ar-condicionado. Em alguns casos, pode ocorrer um choque térmico causado pela temperatura ambiente e o ar-condicionado muito gelado, especialmente quando a saída do ar fica voltada diretamente ao peito dos ocupantes. Ninguém quer começar as férias com um resfriado, por exemplo. Por isso, direcione sempre as saídas de ar aos pés. Em caso de chuva, elas devem estar voltadas ao para-brisa, com o desembaçador acionado, inclusive o traseiro, e a atenção precisa ser redobrada. Hoje, todos os modelos da Ford dispõe de ar-condicionado de série, além do limpador de para-brisa de grande alcance com várias velocidades.