A partir do dia 15 de fevereiro, acontecem em Londres três exposições nascidas no estado e que se entrelaçam com a história do Senac Ceará: o designer cearense David Lee, formado em desenho de moda pelo Senac, expõe suas peças na Somerset House, já o Mestre do Couro, Espedito Seleiro, leva sua exposição e livro Meu Coração Coroado (Editora Senac) à Embaixada Brasileira na cidade britânica, que também recebe, no mesmo período, a exposição A Hora do Brasil, fruto de uma parceria entre o Senac/CE e o estilista Jum Nakao. 

David Lee e Daniel Aragão

As peças de David Lee farão parte da mostra International Fashion Showcase (IFS), que selecionou 16 artistas entre os melhores designers de moda emergente no mundo para participar do evento, que acontece em simultaneidade com a London Fashion Week. David representa não somente o Ceará, mas todo o Brasil, sendo o único participante do país nesta edição. A coleção que o designer leva para a mostra fala sobre o homem contemporâneo, explorando elementos da dança e do esporte e tendo como base a alfaiataria, o militar e o sportswear: “Vamos focar em partes que compõem melhor a exposição, revelando a preciosidade dos sentimentos, das emoções, referenciando a delicadeza do balé e a força do atleta. A ideia é trazer para fora esse interior como primordial, por isso se chama Avesso”, ressalta o designer.

A International Fashion Showcase (IFS) tem o objetivo de explorar diferentes culturas e questões sociais de diversos lugares do mundo através das criações de jovens artistas da moda. O evento funciona também como impulsionador para esses jovens talentos, que passam por um rigoroso e longo processo seletivo. A iniciativa é organizada pelo British Council, British Fashion Council, London College of Fashion, UAL e Somerset House, e conta também com o envolvimento de embaixadas e instituições culturais e educacionais de diversos países, como o Senac. 

O Diretor Regional Sesc Senac Ceará, Rodrigo Leite, ressalta que a participação da instituição no IFS está em sintonia com os novos projetos do Senac: “Estamos vivendo uma nova fase, com um projeto pedagógico nacional e maior apoio aos jovens talentos, acompanhando-os para além da sala de aula, dando oportunidade de transformar sua vida com conhecimento e resultados”. A instalação criada por David Lee conta com direção criativa de Eduardo Motta, curador de moda e consultor do Senac, que também atuou na preparação do designer durante o processo seletivo.