Manter os fios hidratados com os produtos corretos deve fazer parte da rotina diária de cuidados com os cabelos. A Carolina Simoni de  Souza, Regional Master Trainer da Davines, marca italiana de cuidados capilares, destaca cinco dicas para cuidar da beleza e da saúde dos fios.

 

1) Água  fria

 

Evite lavar os fios com água quente. A água quente retira a oleosidade natural dos fios, deixando-os com frizz e aspecto de ressecados. Opte por começar a higienização com água morna e finalizar com água fria, para proporcionar mais brilho aos fios e manter as cutículas alinhadas. Caso o frizz do cabelo não desapareça, a melhor escolha são produtos anti-frizz, como Spray para Brilho More Inside, da Davines, que além de controlar o efeito eletrostático e frisado, proporciona definição, corpo e brilho às madeixas.

 

2) Alternar a lavagem dos fios

 

Para não deixar o couro cabeludo oleoso evite lavá-los  com água quente e alterne a higienização com um shampoo especifico para couro cabeludo oleoso. Para não correr o risco de sentir os fios secos, alterne o uso com produtos que tratem os fios, sem deixá-los pesados. A lavagem pode ser feita com produtos mais hidratantes  e leves, como a linha MOMO, da Davines, formulada com extrato de melão amarelo, que conta com shampoo, condicionador e leave-in.

 

3) Shampoo seco

 

Quando os fios acumulam oleosidade o aspecto de “cabelo sujo” começa aparecer. Na correria do dia a dia, uma ótima solução para esse problema é o shampoo seco, um produto em spray que garante a limpeza e o perfume imediatos dos fios. Além disso, ele também pode proporcionar volume, textura e fixação sem que os fios fiquem pesados. Uma ótima sugestão é o Hair Refresher, da Davines, que possui em sua fórmula Pó de Arroz e propriedades hidratantes.

 

4) Hidratação dos fios

 

As máscaras de hidratação devem ser aplicadas somente no comprimento dos fios. A aplicação no couro cabeludo pode deixar os fios com aspecto oleoso, estimulando também a oleosidade e acúmulo de produtos no couro cabeludo. Todo o resíduo deve ser retirado, pois os fios podem ficar com uma aparência pesada. Há também a opção de produtos sem enxágue para hidratação, como o spray OI/All in One Milk, que proporciona brilho, protege do calor e pode ser usado em todos os tipo de cabelos.

 

5) Manutenção da cor

 

Colorações de cabelos muitas vezes agridem e danificam os fios. Para tratar e ao mesmo tempo intensificar a cor dos cabelos naturais ou coloridos, a dica é apostar em produtos como shampoos e condicionadores de coloração temporária. Composta por seis cores, a linha Alchemic System, da Davines, é uma ótima sugestão para quem quer intensificar a coloração das madeixas, sem agredir os fios.