O Projeto Bom Dia – um dia de cada vez, e cada dia melhor! -, com realização da Servier do Brasil e apoio da ADJ Diabetes Brasil, foi lançado no  último dia 12 de novembro, para chamar a atenção da sociedade sobre o Diabetes tipo 2, tipos de tratamento e suas complicações. O objetivo da campanha é conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce, através da consulta e exames e valorizar, cada vez mais, a adesão ao tratamento indicado pelo médico.

“Queremos motivar as pessoas a começarem cada dia com otimismo, seguindo o princípio de ‘um dia de cada vez’, comprometendo-se justamente com o dia que estamos sempre vivendo: o dia de hoje. Sem impor a si mesmo decisões para a vida toda, à base do ‘nunca mais vou…’, que resultam em grandes frustrações”, ressalta o gerente de Marketing  da Servier, Rafael Borges.

 Para o gerente de Marketing da ADJ, Luiz Kitamura “Os aspectos emocionais dos pacientes com diabetes tipo 2 precisam ser levados em consideração. Essa abordagem é fundamental para garantir a adesão ao tratamento”, afirma.

De acordo com o Ministério da Saúde, estima-se que no Brasil, existem mais de 12,5 milhões de Diabéticos tipo 2, e as mortes em decorrência da doença, aumentaram 12% em seis anos.

As pessoas com o Diabetes tipo 2 precisam observar alguns sintomas como, fome e sede com frequência, alteração visual, infecção na pele, principalmente quando as feridas demoram para cicatrizar, infecção de rins e vontade constante de urinar, emagrecimento sem controle e razão e formigamento.

Qualquer indivíduo pode ter o Diabetes tipo 2, inclusive crianças, mas existe um grupo com maior risco que inclui pessoas com idade acima de 40 anos e que apresentam obesidade, sedentarismo, hereditariedade, consumo elevado de álcool, hipertensão, colesterol e triglicerídeo alterado e histórico de diabetes gestacional.

O conhecimento e a adesão do paciente são fundamentais para obter sucesso no tratamento do diabetes. É necessário seguir as orientações médicas e adaptar o estilo de vida a essas recomendações. Contudo, é um desafio mundial e diversos são os motivos que colaboram para essa realidade O Diabetes tipo 2 pode ser prevenido e controlado por meio do diagnóstico precoce, mudanças no estilo de vida e acesso ao tratamento  

Serão postados vídeos nas redes sociais da associação, (Facebook, Instagram e no Canal do Youtube), com depoimentos de convidados da ADJ Diabetes Brasil, que irão falar sobre as causas da doença, tratamentos e formas de prevenção

.www.projetobomdia.com.br.