Saint-Martin, parte norte da ilha franco-holandesa no Caribe, é o lugar ideal para você  passar as suas férias de verão. Praias belíssimas, ambiente descontraído, ótima rede hoteleira, gastronomia de primeira e super variada e muitas atividades para fazer – seja sozinho, em casal, família ou grupo de amigos. Com clima tropical, a temperatura média anual alcança os 27º C.

foto Laurent Benoit



 São 26 opções para o turista, no mínimo, curtir o sol do Caribe. O mar é ótimo também para a prática de esportes como surfe, kitesurfe e canoagem e para passeios de catamarã, com opções de mergulho livre ou com snorkel. A visibilidade embaixo d’água permite, praticamente todos os dias, a observação privilegiada da fauna e flora marinhas.



Em relação à gastronomia, os restaurantes e bares mesclam as cozinhas francesa, caribenha e de vários outras origens, e a excelência da culinária local conduziram o destino à posição de Capital Gastronômica do Caribe.



Vale a pena provar o drinque típico local, o ti’punch, feito com rum branco, limão e xarope de cana-de-açúcar. O Caribe é o lar do rum – bebida alcoólica obtida do destilado de melaço de cana-de-açúcar, envelhecida em barris de carvalho.



A variedade na culinária pode ser explicada também pela população. “É uma ilha pequena, com 87 km2 de área – sendo 53 km2 na parte francesa e 34 km2 na parte holandesa, Sint Maarten –, e que reúne uma população simpática e acolhedora de 85 mil pessoas com uma ampla diversidade de origens: mais de 100 nacionalidades estão representadas”, destaca a diretora da Secretaria de Turismo de Saint-Martin, Aida Weinum.



Em relação à hotelaria, Saint-Martin oferece uma boa variedade com estabelecimentos charmosos até hotéis de luxo, como o La Samanna, da rede Belmond, e o La Playa  – que investiu € 5 milhões em uma ampla modernização. Em fevereiro do próximo ano será inaugurado o Secrets St. Martin Resort & Spa, da rede AMResorts.



O francês é o idioma oficial e outras línguas são faladas como o inglês e o espanhol. As lojas são dutyfree, portanto dá para recuperar as taxas e os impostos na hora de voltar ao Brasil. Para brasileiros não é exigido visto de entrada.



Para viajar ao destino é necessário fazer uma conexão na Cidade do Panamá ou em Miami. Para mais informações acesse www.st-martin.org e @ilhasaintmartin.



Passeios/Eventos

Catamarã – A Blue Beard e a Scoobidoo fazem passeios regulares e privativos
Kitesurfe – A B52 Kiteschool oferece curso, navegação supervisionada e aluguel
Paraquedas – A SXM Parachute faz saltos acompanhados
Reserva Natural  Local protegido e regulamentado, pode ser visitado para mergulho, passeios (barco e canoas) e praias, sempre via agência de receptivo
SXM Festival  – O festival de música eletrônica ocorre nos lados da ilha e será de 11 a 15 de março de 2020
Salsa Festival  – Em 2020, o evento será de 23 a 27 de abril

Restaurantes


Bacchus – Em um mesmo lugar loja de vinho, restaurante e café
Kontiki Beach – Este “pé na areia” em Orient Bay oferece serviço de praia, drinques, petiscos e refeições
L’Atelier – Casa especializada em carnes e peixes em Orient Bay
La Villa – Opção para jantar na baía de Grand Case
Le Piment – Massas, saladas, carnes, peixes, frutos do mar em Orient Bay
Le Pressoir – Elegante restaurante, tem mais de 150 rótulos de rum
Rainbow Café Beach – “Pé na areia” em Grand Case, tem serviço de praia, petiscos, almoço e jantar
Rhum Island – Fábrica e loja de rum