Curaçao é, sem dúvida, o destino LGBTQIA+ friendly mais famoso do Caribe. A edição Curação Pride 2021, retorna ao calendário anual e acontecerá entre 30/09 e 03/10.

Segundo Frank Holtslag, presidente da Parada do Orgulho de Curaçao, “Estamos muito satisfeitos que a Curaçao Pride retorne este ano. Elaboramos um programa maravilhoso que pode ser encontrado em nosso site e na página do Facebook”, afirma

A programação começa no dia 30 com o “Orgulho Punda Vibe”s, às 17h30, onde diversas atividades acontecerão pelas ruas históricas; o Rainbow Lounge (01/10) e a Festa do Branco (02/10) serão na Landhuis Bona Vista, mansão oficial do evento. Completando a agenda, no domingo (03/10), serão realizados um brunch no restaurante Kome e um desfile náutico pela baia de Willemstad. A organização recomenda reservas através do Whatsapp: +5999 6927091.

Nós temos 40 praias e a maior preocupação é qual visitar durante a estadia. O nosso objetivo é sempre promover a diversidade. Todos são mais do que bem-vindos para festejar conosco. Agora neste cenário com muita segurança, distanciamento e com reservas antecipadas”, destaca Andre Rojer, Gerente Regional para América do Sul do Escritório de Turismo de Curaçao.

Um tema recente agitou a imprensa local e deve ser celebrado durante o Pride Curaçao 2021. Em 13 de setembro de 2021, o juiz do Tribunal de Primeira Instância de Willemstad decidiu que a disposição atual, conforme previsto na constituição curaçalenha, de que o casamento só pode ser celebrado entre um homem e uma mulher é contrária ao princípio da igualdade e à proibição de discriminação. A decisão foi tomada em um caso aberto apresentado pela organização de direitos humanos Human Rights Caribbean em nome de duas mulheres que desejam se casar.

A proibição do casamento entre pessoas do mesmo sexo tem sido um tópico de discussão na ilha há algum tempo. Na decisão recente do Tribunal de Primeira Instância foram discutidos regulamentos legais e os desenvolvimentos junto ao Reino dos Países Baixos, à região e ao mundo no que diz respeito à temática. Segundo o juiz, o impedimento atual não é apenas inconstitucional, mas, também, vai contra o espírito friendly da ilha caribenha. A sentença é, portanto, um passo frente à emancipação das pessoas LGBTQIA+ e um ativo para toda a comunidade e minoria que vive em Curaçao.

Para entrar em Curaçao, todos os visitantes devem checar os trâmites oficiais disponíveis no site: www.dicardcuracao.com.