Hoje é o dia 29 de maio, é o Dia da Saúde Digestiva  e segundo dados oficiais, cerca de 20% da população global sofre de algum tipo de problema intestinal e 90 % não busca ajuda médica. Por isso, para fortalecer e disseminar a informação, este ano a Organização Mundial de Gastroenterologia (WGO) e a Federação Internacional para a Cirurgia da Obesidade e Distúrbios Metabólicos (IFSO), realizaram uma parceria importante para comemorar o Dia Mundial da Saúde Digestiva com o tema Obesidade: Uma pandemia contínua.

 

Recentemente, abriu-se uma possibilidade de discussões entre médicos, cientistas e empresas ligadas à área da saúde para falar cada vez mais sobre obesidade, um tema que atualmente atinge boa parte da população brasileira. Dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com o Ministério da Saúde, divulgou em 2019 a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) que ressalta que cerca de 96 milhões de pessoas estão acima do peso no país – ou seja, o resultado do IMC indica que elas estão na faixa de sobrepeso ou de obesidade.

 Sabemos que para ter uma microbiota (antiga flora intestinal) saudável, é necessário manter uma boa alimentação, além de ter um ótimo equilibrio no microbioma – que é a soma de todos microorganismos que residem nos tecidos e fluidos humanos, composto principalmente por bacterias. Na maioria das vezes, o desequilíbrio ou disbiose está associado a vários problemas de saúde no trato gastrointestinal, como diarreia e doença inflamatória intestinal, e fora do trato digestório, temos a obesidade e quadros de alergias.

Os probióticos são microorganismos vivos (bactérias do bem), que contribuem para equilibrar a flora intestinal e melhorar a saúde digestiva.

Para oferecer benefícios à saúde por meio de comprovações científicas, o Lactobacillus rhamnosus GG, o LGG® é considerado hoje a cepa probiótica mais bem estudada desde 1985, quando ocorreu a sua identificação pelos professores Sherwood Gorbach e Barry Goldin. De lá para cá, suas várias qualidades levaram pesquisadores iniciarem protocolos para estudar a importância de sua suplementação em diversas situações clínicas. A experiência prática já soma 30 anos em mais de 90 países, e vem a confirmar a segurança do uso em bebês, crianças e adultos, incluindo gestantes e idosos.

Graças a esses estudos, há uma série de medidas que podem ser úteis ao equilíbrio da microbiota e os probióticos se tornaram opções seguras e efetivas para esse controle. Ganhar a saúde proporcionada por esse equilíbrio entre as bactérias do bem está ao alcance de todos.

Dra Nanci Utida foto divulgação

 A gerente médica da Cellera Farma, dra  Nanci Utida , dá algumas dicas para você manter uma boa saúde digestiva Confira!

 Manter uma alimentação saudável, se possível ingerir frutas, legumes e muita água diariamente.

Evite alimentos ricos em gorduras.

Faça exercícios diários, de acordo com o estilo de vida.

Se possível, evite abusar da ingestão de café, álcool e cigarro, pois interfere no funcionamento do sistema digestivo e pode levar a problemas como gastrites e azia.

Incluir na dieta o uso diário de probiótico, pois melhora a absorção de nutrientes, ajuda a fortalecer o sistema imunológico e a saúde digestiva.

Controle o stress e a ansiedade durante a pandemia para que o sistema digestivo não trave.

O bom funcionamento do intestino pode prevenir o câncer colorretal, por isso é importante manter o bem-estar diário.