A CRS Brands, uma das maiores indústrias brasileiras de bebidas, comemora 10 anos do seu Programa de Gestão Ambiental conquistando uma marca importante no uso sustentável de recursos naturais. Neste ano, a empresa conseguiu reduzir em mais 8% o consumo de água potável em relação ao mesmo período do ano passado, acumulando uma economia de 46% de água potável desde que o projeto foi implementado. Com isso, o consumo de água na produção caiu de 2,48 litros para cada litro de bebida produzido em 2010, para 1,34 litros de água para cada litro de bebida envasado atualmente.

Este resultado se deve às melhorias contínuas no Programa de Gestão Ambiental da empresa, que consiste em buscar soluções e adotar práticas que ajudem a reduzir o consumo de água, energia e emissão de efluentes sem comprometer o processo produtivo e aumento da produção, e ao mesmo tempo contribuir para recuperação ambiental.

Um dos pilares do projeto é a reutilização de água com consequente redução na captação do Rio Jundiaí-Mirim, responsável pelo 95% do abastecimento de Jundiaí e região. A iniciativa inclui medidas como a instalação de sistemas de recuperação de água, que permite o reaproveitamento da mesma água em diferentes etapas do processo produtivo antes de ser descartada como efluentes.

Foram realizadas ainda mudanças nos parâmetros do processo de produção e otimização no sistema de limpeza, para que estes utilizem menor quantidade de água, além de aproveitamento de água pluvial captadas em diversos pontos do complexo industrial.