A 43ª edição da Couromoda, feira calçadista que terá mais de duas mil marcas de calçados entre os dias 10 e 13 de janeiro, no Expo Center Norte, em São Paulo/SP, deve ser o momento de retomada do setor. A avaliação é do presidente-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Heitor Klein, e está alicerçada, especialmente, nas boas expectativas com relação aos negócios internacionais.  Já a previsão da promotora é de que a feira dê o pontapé inicial para a venda de 35% do total comercializado em calçados durante o ano.

Para o dirigente da Abicalçados, o dólar em patamares mais elevados, aliado à recuperação de alguns dos principais mercados para o calçado verde-amarelo, devem dar um alento para os exportadores, que ao longo dos últimos anos sofreram com o real sobrevalorizado e reflexos da crise econômica e política internacional. Segundo Klein, o fato de a feira receber milhares de compradores de mais de 50 países é garantia de desempenho positivo. “Aliando os fatores favoráveis, temos convicção de que teremos uma excelente feiras para os exportadores presentes”, projeta o executivo, ressaltando que a recuperação já pode ser vista nos dois últimos meses de 2015. O diretor da Couromoda, Jeferson Santos, destaca que a feira é o ponto de convergência de todos os grandes players do setor calçadista nacional e é a principal propulsora dos negócios no primeiro semestre do ano, indicando o caminho que o setor tomará na nova temporada e permitindo um planejamento assertivo de fabricantes, lojistas e demais profissionais do setor. “Além disso, seu caráter internacional de longa data torna-se ainda mais relevante neste momento de câmbio favorável às exportações”, aponta o empresário.

 

 

Nesta edição da feira também celebra-se os 20 anos do Congresso Brasileiro do Calçado. Idealizado e promovido anualmente pela promotora, o encontro é responsável há duas décadas por incentivar o debate de temas que impactam o relacionamento indústria-varejo. Na programação do Congresso, que antecede a mostra, a partir das 9 horas do dia 9 de janeiro, no Expo Center Norte, está o lançamento da pesquisa sobre consumo no varejo de calçados encomendada pela Abicalçados e Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos e Calçados (Ablac) à Kantar Worldpanel. A apresentação acontece às 17h10min durante o evento, no Centro de Convenções do complexo.

Neste ano, mais uma vez a Abicalçados estará presente com projetos de promoção comercial e de imagem e o Talk Shoe. O Projeto Comprador VIP deste ano é concentrando na China. Do mercado potencial para o produto brasileiro, serão trazidos compradores da Beijing HRS, que em 2014 importou quase US$ 11 milhões em calçados, sendo 35% do Brasil, e da Shanghai Trade, empresa especializada em trade e que em 2014 importou o equivalente a US$ 1 milhão e ainda não trabalha com marcas brasileiras.  “Ambas as empresas buscam produtos variados e dos segmentos masculino, feminino e infantil. São grupos fortes de distribuição e com grande potencial de inserção no mercado chinês”, comenta a analista da Unidade de Promoção Comercial da Abicalçados, Ruisa Scheffel.

Neste ano, ao projeto da Abicalçados, soma​m​-se mais sete compradores dos grupos ​Lulu Group, ​Mostafawi, Italian Footwear Solution e Shoe Mart (Emirados Árabes), Koko & ​Palenki (Estados Unidos), Calzados Vidal (Espanha) e Galleon​ BF​ (Holanda), trazidos pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Já o Projeto Imagem traz sete jornalistas internacionais de alguns dos principais veículos segmentados do mundo.  Nesta edição, participam do projeto comunicadores da Serma (Argentina), Cueroamerica (Argentina), Style America (Colômbia), Chausser Magazine (França), Moda Pelle (Itália), Shoe Intelligence (França) e Ars Sutoria (Itália). Ambos os projetos são realizados através do Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido em parceria com a Apex-Brasil. Coletiva

Como já é tradição, a feira receberá o ciclo de palestras rápidas Talk Shoe. Com o objetivo de fornecer dicas importantes para empresários e profissionais do setor coureiro-calçadista, o evento traz nesta edição alguns dos cases vencedores da 3ª edição do Prêmio Direções Abicalçados, entregue em abril passado.

Os encontros acontecem em dois dias, 11 e 12 de janeiro, no espaço Boulevard 8, entre avenidas 3 e 4 do Expo Center Norte.

Gratuitas, as inscrições são limitadas e podem ser realizadas pelo site www.talkshoe.com.br. Segundo o gestor de Projetos da Abicalçados, Cristian Schlindwein, nesta edição o evento de palestras rápidas trará programação especial, mesclando cases de sucesso nas áreas de inovação e sustentabilidade com as tradicionais apresentações de especialistas de uma das maiores escolas especializadas em Marketing do Brasil. “Temos certeza que os especialistas e os cases de sucesso ajudarão a mostrar de forma prática e rápida os caminhos para um crescimento sustentado das empresas”, projeta.

O primeiro dia de palestras (11) inicia às 14 horas com a exposição do professor de Pós-Graduação e MBA da ESPM-Sul, Artur Vasconcellos. O especialista falará sobre o conceito de Gamification, ferramenta lúdica para envolver o cliente através de jogos.

Na sequência, às 14h30 tem início a apresentação do case Kidy Game, vencedor do Prêmio Direções na categoria Design. Conduzida pelo gerente de Marketing e Produto da Kidy, André Henz, a palestra detalhará o case do tênis que leva um dispositivo eletrônico desenvolvido em parceria com a multinacional AVIC e que permite que as crianças joguem vídeo-games em tablets, smartphones, computadores e smart TV’s. Às 16 horas tem início a palestra da professora da ESPM-Sul , Adriana Galli Velho. A especialista, que é mestre em Design e economista, falará sobre Design Estratégico e Sustentabilidade e como essa relação pode alavancar os negócios da empresa.

A última palestra do dia 11 será sobre o Destaque Sustentabilidade do Prêmio Direções 2015, da Usaflex. O case, que amarrou o tripé da Sustentabilidade social, econômica e ambiental, será detalhado pela gerente de Marketing da empresa, Bianca Carniel.

No dia 12 o bate-papo começa às 14 horas com a exposição sobre a importância da automação para alavancar as vendas, com o professor da ESPM-Sul, Lúcio de Carli. Na sequência, o gerente de Tecnologia da Informação da Via Marte, Ivair Kautzmann, detalha o case da empresa vencedora na categoria Industriais do Prêmio Direções 2015.

O case de otimização logística da Via Marte oportunizou a economia de R$ 500 mil no ano. Encerrando o evento, a palestra do diretor dos Programas de Pós-Graduação e Extensão da ESPM-Sul, Genaro Galli, abordará as tendências em marketing para o sucesso das vendas.

O Talk Shoe é um evento promovido pela Abicalçados com o patrocínio do Grupo Couromoda e Francal Feiras e apoio da ESPM-Sul.

Programação – Talk Shoe  11/01 – Segunda-feira 14h às 15h30 – Gamefication – Artur Vasconcellos/ESPM – Case Kidy Game – André Henz, Gerente de Produto e Marketing da Kidy – Bate-Papo   16h às 17h30 – Negócios Sustentáveis – Adriana Galli Velho/ESPM-Sul ​ – Case Usaflex – Bianca Carniel, Gerente de Marketing da Usaflex – Bate-Papo   ​12/01 – Terça-feira ​​14h às 15h30 – Automação para alavancar as vendas – Prof. Lucio de Carli ​ – Case Via Marte- Ivair Kauzmann, Gerente de Tecnologia da Via Marte​ – Bate-Papo   ​16h às 16h50 – Marketing Trends 2016 – Genaro Galli/ESPM-Sul