– A Costa Cruzeiros realizou a cerimônia official de flutuação do Costa Venezia, primeiro navio da Costa projetado para atender ao mercado chinês. A celebração aconteceu seguindo o protocolo da tradição marinha,  no estaleiro Fincantieri, em Monfalcone, na Itália, local de construção do navio. A cerimônia foi marcada ainda pelo tradicional corte da fita e pela quebra da garrafa na proa do navio. O ato foi feito por Chiara Ustulin, funcionária no estaleiro de Monfalcone e madrinha da cerimônia.

“O Costa Venezia inicia as atividades em março de 2019. Mais do que uma nova embarcação adicionada à frota da Costa Cruzeiros, o Costa Venezia marca uma nova era para a indústria chinesa de cruzeiros como um todo”, diz Mario Zenetti, presidente do Grupo Costa na Ásia. O Costa Venezia oferecerá uma autêntica experiência italiana a bordo, totalmente adaptada às preferências de viagem dos hóspedes chineses.

“Estamos celebrando um marco histórico com a construção do Costa Venezia que, por sua vez, irá fortalecer o compromisso da Costa nesse mercado. Graças ao esforço de Monfalcone, confirmamos nossa liderança global e nosso relacionamento de longo prazo com a Costa Cruzeiros”, comenta Luigi Matarazzo, vice-presidente do estaleiro Fincantieri.

Projetado para atender às necessidades de lazer e entretenimento dos hóspedes chineses, o Costa Venezia terá traços da cultura veneziana e italiana. Enquanto o teatro do navio é inspirado no teatro veneziano “La Fenice”, o átrio principal lembra a “Piazza San Marco”. Já os restaurantes ganham uma arquitetura dedicada às ruelas de Veneza. O Costa Venezia também terá as tradicionais gôndolas feitas por artesãos locais. Além disso, a atmosfera do tradicional baile de máscaras do Carnaval de Veneza será recriada a bordo assim como um divertido karaokê e a festa, Golden Party, com surpresas aos hóspedes a cada 10 minutos.

Antes de chegar à China em maio do próximo ano, o Costa Venezia fará dois cruzeiros, ambos partindo do porto de Trieste, na Itália. No dia 3 de março, acontece o cruzeiro vernissage passando pela Grécia e pela Croácia. E no dia 8 de março o navio parte para um cruzeiro inaugural de 53 dias, seguindo os passos do desbravador europeu Marco Polo, atravessando o Mediterrâneo, o Oriente Médio e o Sudeste e Leste da Ásia até chegar a Tóquio. A partir de 18 de maio de 2019, o Costa Venezia será totalmente dedicado aos hóspedes chineses, oferecendo o melhor da Itália a toda a Ásia Oriental e tendo como porto de embarque a cidade de Xangai.

 

Marco Polo Restaurante no Costa Venezia

Com 323 metros de comprimento, 135.500 toneladas e capacidade para mais de 5.100 hóspedes, o Costa Venezia será o maior navio da companhia marítima a operar cruzeiros no porto da China. Além do Costa Venezia, um navio-irmão será lançado em 2020. Ele está sendo construído no estaleiro Fincantieri, em Marghera. Com as duas novas embarcações para a Ásia subirá para 14 o número de navios da Costa erguidos pelo Fincantieri, com um investimento total acima de 6 bilhões de euros.

O Grupo Costa tem, atualmente, sete navios encomendados até 2023. O Costa Venezia será seguido pelo Costa Smeralda, o novo mega navio da Costa Cruzeiros, com entrega programada para outubro de 2019.