Após a autorização do governo italiano para a retomada de cruzeiros e do novo protocolo de segurança, a Costa Cruzeiros planeja reiniciar gradualmente suas operações nos portos italianos a partir do dia 06 de setembro de 2020.

O retorno das operações será progressivo, envolvendo um número crescente de cruzeiros. O primeiro navio a operar será o Costa Deliziosa, no dia 6 de setembro de 2020, oferecendo roteiros semanais partindo de Trieste para descobrir os destinos mais bonitos da Grécia. A partir do dia 19 de setembro de 2020, o Costa Diadema também retoma a operação com roteiros de 7 dias saindo de Gênova para experienciar o melhor da Itália e Malta.

A Costa Cruzeiros está trabalhando com as autoridades locais e com os destinos para garantir uma implementação responsável, harmoniosa e bem organizada dos novos regulamentos e protocolos, em colaboração com instituições locais, autoridades de saúde, portos e terminais e com o RINA. Com isso, mais detalhes sobre os roteiros do Costa Deliziosa e do Costa Diadema serão anunciados nos próximos dias.

Com a implementação gradual dos protocolos a bordo e em terra, a Costa Cruzeiros estende a pausa temporária de suas operações globais até 30 de setembro de 2020, exceto para as saídas mencionadas acima do Costa Deliziosa (6, 13, 20, 27 de setembro) e do Costa Diadema (19 de setembro). A companhia marítima já está informando as agências de viagens e os clientes afetados pelas alterações, oferecendo alternativas de acordo com a legislação aplicável.

Para a retomada das operações, a prioridade da companhia está em garantir a segurança e a saúde dos hóspedes, tripulantes e residentes das comunidades locais. Toda sua frota vai adotar o Protocolo de Segurança Costa, com medidas e procedimentos de saúde e higiene projetadas especificamente para garantir a melhor experiência de férias com a máxima segurança. Desenvolvido por um painel de especialistas independentes em Saúde Pública, coordenados pela V.I.H.T.A.L.I., braço da Universidade Católica de Roma, o Protocolo de Segurança Costa é consistente com os protocolos de saúde definidos pelo governo italiano e autoridades europeias (EU Healthy Gateways) para enfrentar a situação da COVID-19.