A Correias Mercúrio, líder do mercado brasileiro de correias transportadoras, além de ser a maior produtora de correias de cabo de aço da América do Sul , com  em mais de 70 anos de existência, traz  um marco histórico de sua trajetória: o início das operações de sua segunda fábrica, um investimento da ordem de R$ 100 milhões. A unidade, instalada no Distrito Industrial de Marabá (PA), é a primeira a produzir correias transportadoras no Norte do país. Totalmente concebida dentro do modelo lean manufacturing, apresenta os mais avançados conceitos e as melhores práticas produtivas, bem como estratégias de produção inovadoras para resultados de alto desempenho.   

A nova planta, que aguarda a concessão das licenças de funcionamento para operar em fase de testes, vai abastecer o Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil. Vale destacar que as demandas destas regiões, até então, eram supridas pela fábrica da Correias Mercúrio em Jundiaí, no interior de São Paulo, a maior do país em seu segmento. Alterar o modelo preexistente demandou muito planejamento e um criterioso cronograma honrado pela liderança da companhia.

“Uma realização deste porte só se torna possível porque a empresa é comprometida com seus objetivos estratégicos e segue com afinco o plano de crescimento de longo prazo. Os desafios são inerentes a projetos como este, mas graças ao profissionalismo de todos os envolvidos conseguimos cumprir com sucesso o cronograma de trabalho”, avalia a CEO da Correias Mercúrio, Cristina Kawall. “A Unidade Mercúrio Marabá é peça fundamental do nosso plano de crescimento. Com ela, damos um passo importante para tornar o Brasil autossuficiente na produção de correias transportadoras, uma conquista que nos enche de orgulho”, completa a CEO.

  

Os esforços para operar presencialmente na região Norte do Brasil, gerando postos de trabalho diretos e indiretos e priorizando a rede de fornecedores locais, confirmam o compromisso da empresa  com o fomento econômico e o desenvolvimento de Marabá.  “Estamos comprometidos com o desenvolvimento das regiões onde atuamos, e tivemos a preocupação de investir na formação de mão de obra em Marabá. Para tanto, criamos, em parceria com o SENAI, um curso totalmente gratuito de tecnologia da borracha, inédito na cidade”, completa Kawall.

O Brasil abriga o maior mercado consumidor de correias transportadoras da América do Sul. Elas desempenham papel fundamental em setores de base como mineração, siderurgia e agronegócio. “É um marco de nossa história e temos de agradecer o comprometimento do Governo Municipal de Marabá e Governo Estadual do Pará desde o início do projeto.Devemos mencionar, também, o importante apoio dos fornecedores locais e entidades civis”, conclui  a executiva.