A corredora brasileira Giovanna Martins, natural de Salto, em São Paulo, fez história ao vencer a Disney Wine and Dine Half Marathon. Acredita-se que Giovanna seja a primeira mulher a vencer uma grande meia maratona (mais de 10 mil corredores já participaram deste evento, entre homens e mulheres) e a primeira corredora feminina da runDisney a cruzar a linha de chegada na prova de 21 km.

 

Giovanna, , correu melhor do que o segundo colocado, Paul Graham, de Whitehaven, do Reino Unido, ganhando a corrida por seis segundos com um tempo de 1:19:16. Joseph Dreher, de Melbourne, na Flórida, ocupou o terceiro lugar com um tempo de 1:20:27.

 

Que eu saiba esta é a primeira vez que uma atleta mulher ganha uma corrida de meia maratona, que incluiu corredores homens e mulheres“, disse o diretor da corrida, Jon Hughes. “O que eu acho incrível é que na década de 80 as mulheres representavam apenas 15% dos atletas. Hoje elas são quase 65% dos participantes. É muito bom ver o crescimento da participação feminina e ver as mulheres se tornando mais competitivas e vencedoras”.

 

Ter sido a primeira é histórico não só para o Brasil, mas para esta corrida também. É uma história que vou contar à minha família, amigos e alunos. Nunca vou esquecer isso“, disse Giovanna.

 

A atleta, que ganhou a divisão feminina do Disney Wine e Dine Half Marathon do ano passado, quebrou seu recorde pessoal nesta corrida. Ela é a única atleta feminina a ganhar quatro runDisney, no Walt Disney World Resort. Em 2015 e 2017, ela ganhou a prova feminina da Walt Disney World Marathon, maior evento de corrida no complexo de Orlando. No ano passado, Giovanna soube que seu sobrinho foi diagnosticado com atrofia muscular espinhal, o que a inspirou a treinar em seu nome e divulgar a consciência para crianças com condições semelhantes.