O DFB Festival e o Senac/Ce,  fazem o Dragão Pensando Moda (DPM)Trata-se de  um tradicional ciclo de encontros sobre moda, design, gastronomia e inovação e ocupa todo o Pavilhão do Conhecimento, no pavimento superior do Terminal Marítimo de Fortaleza, que acontece durante o DFB Festival 2018 .

 

O DPM abre,  no dia 09/05, a partir das 13h30, com palestras dos estilistas Juliana Jabour (convidada Lunelli) e João Pimenta, bem como do consultor Eduardo Motta, sobre cenários, cultura e comportamento. Em seguida, haverá Conversa Criativa com os estilistas e a jornalista e consultora Patrícia Pontalti.

 

No dia 10/05, às 14h, a pauta aborda o universo masculino e conta com Conversa Criativa com o carioca Mario Queiroz, estilista e realizador do seminário Homem Brasileiro e convidados como o estilista David Lee, o designer Erico Gondim e a consultora de produtos educacionais do Senac/Ce, Eveline Costa. O consultor Eduardo Motta falará, ainda, sobre a participação brasileira no Projeto IFS (International Fashion Showcase) e a parceria entre Senac e British Fashion Council.

 

As relações entre sustentabilidade, cooperação e empreendedorismo, são o assunto do dia 11/05, que reunirá palestras de Danielle Ferraz (Moda sob Medida) e Orlando Lustosa e Leonardo Esmeraldo, gestores do projeto Lighthouse (CE). Concluindo o dia, Conversa Criativa sobre Sustentabilidade e Cooperação, com Itiana Pasetti (Revoada – RS) e Gabriela Mazepa (Reroupa – SP).

 

Encerrando a série de Conversas Criativas , o dia 12/05, a partir de 14h30, abordará Beleza e Moda, com participação de Neusa Neves, professora de maquiagem e styling do London College of Fashion, seguida por palestra da jornalista e consultora de moda Patrícia Pontalti, abordando o fenômeno dos perennials e estilo pessoal em todas as idades. Toda a programação requer pré-inscrição no hotsite do Senac/CE: cursos.ce.senac.br/dpm2018

 

Além da programação das palestras e Conversas Criativas, o DPM realiza, pela primeira vez, o Projeto Senac Lab: duas Oficinas Criativas, abertas ao público, e com focos complementares: Para quem se interessa por moda, a oficina coordenada por Gabriela Mazepa (Projeto Re-Roupa) trabalhará as estratégias de construção de uma coleção a partir dos princípios do upcycling. Já os apaixonados por beleza, a oficina coordenada pela especialista Aline Matias irá elaborar propostas de maquiagem e cabelo para uma coleção de moda.

 

A experiência poderá ser acompanhada passo a passo pelo público, já que, durante os quatro dias de evento, as equipes construirão grandes moodboards (paineis inspiracionais) que serão exibidos e analisados, registrando as diferentes etapas do processo.

 

As oficinas contarão também com participações especiais de Juliana Jabour, João Pimenta e todos os demais participantes das Conversas Criativas.

 

Na programação de cursos, o público conta com as seguintes opções:

 

  • Coloração Pessoal, por Luciana Ulrich
  • Design Estratégico na Moda, por Phaedra Brasil

 

Na área de acesso às salas de desfile, o publico poderá conferir o espaço Talentos Senac, que reúne designers e estilistas de todo o Nordeste, que irão comercializar peças autorais a preços competitivos. O Senac/Ce é responsável, ainda, pelas equipes de beleza das três salas de desfile, assinando os 38 desfiles desta edição.

 

PROGRAMAÇÃO ARENA DPM
 09.05 – Cultura de Moda 10.05 – Universo Masculino 11.05 – Moda,

Empreendedorismo e Sustentabilidade

 

12.05 – Beleza e Moda
13h30 – Palestra Eduardo Motta (RS)Cenários Cultura  e Comportamento 14h – Palestra Mário Queiróz (SP) –  Homem Brasileiro 360º 13h30 – Palestra Danielle Ferraz –  Moda sob medida
14h30 –  Palestra de Abertura João Pimenta(SP) –  Uma Experiência com Moda

 

14h45 – Eduardo Motta – O Projeto  IFS  e a  Participação Brasileira (SENAC + BRITISH COUNCIL)

Palestra Em preendeorismo FLEE (CE)

14H30 – Palestra Em preendeorismo FLEE (CE) 14h30 – Palestra Neusa Neves  (Inglaterra) – Maquiagem e  Styling , Representante do London  College of Fashion
15h – Paalestra Jualiana Jabour – Mistura de Estampas na Moda Atual 15h30 – Palestra Patricia Pontalti   I (RS) – 15H30 Estilo é para sempre / Moda na Real    a jornalista e consultora de moda fala sobre  o fenômeno  dos “Perennials” e sobre Estilo Pessoal em todas as idades
16h – Conversa Criativa : joão Pimenta, Patricia Pntalti e Julaina Jabour Mediação : Eduardo Mota 16h – Conversa Criativa : David Lee (CE) / Eveline ValeE (SENAC CE), Erico Gondim (CE) E Mario Queiroz (SP)

Mediação Eduardo Mota:

16h Conversa Criativa : Sustentabilidade e Cooperação Itiana Paseti (RS), Gabi Mazeda (SP) (REROUPA)

Mediação: Eduardo Mota

16h – Conversa Criativa :: Neusa Neves  (Inglaterra) – Patricia Pontalti (RS)

 

17h – Fechamento da Oficina de Moda e Beleza: Gabi Mazeda (SP), (REROUPA), Aline Matias (SP e RS)

De 13h30 às 17h

Cursos :

*Ilustração de moda – Marcelo Belisário

*Analise de Cor – Luciana Ulrich

*Design Estrategico de moda – Phaedra Brasil

De 13h30 às 17h

Cursos :

*Ilustração de moda – Marcelo Belisário

*Analise de Cor – Luciana Ulrich

*Design Estrategico de moda – Phaedra Brasil

De 13h30 às 17h

Cursos :

*Ilustração de moda – Marcelo Belisário

*Analise de Cor – Luciana Ulrich

*Design Estrategico de moda – Phaedra Brasil

De 13h30 às 17h

Cursos :

*Ilustração de moda – Marcelo Belisário

*Analise de Cor – Luciana Ulrich

*Design Estrategico de moda – Phaedra Brasil

18h – Sessão de autógrafos com Marcelo Belisário – Livro “Ilustração de moda: técnicas, ideias e experimentações para colorir”

 

Local: Livraria Senac no DFB

20h Lançamento – livro “Repertório de Sabores”

 

 

 

 

Local: Livraria Senac no DFB

18h Lançamento – Livro Sob Medida: Guia Prático de Moda para a Vida Real 19h Desfile comunidade moda – herculano marques

 

 

 

 

Local :Sala Negra

*** Programação sujeita a alterações