O pesquisador e chef Paulo Machado, considerado um dos maiores conhecedores da culinária pantaneira,  e embaixador da gastronomia pantaneira, com apoio da iniciativa ‘Documenta Pantanal’, já deu início à produção de um livro  que conta com  65 genuínas receitas desse importante ecossistema brasileiro .A previsão é de que “Pantanal: Comitiva de Sabores” que conta com textos de Cristiana Couto, edição de Heloísa Vasconcelos, design de Ciro Girard e produção geral de Mog Produções, seja lançado ainda em maio deste ano.

Foto divulgação

Para a produtora Mônica Guimarães “ Paulo é fiel ao seu objetivo de promover o Pantanal por meio de diferentes linguagens artísticas, estamos apoiando mais uma iniciativa”, antecipa a organizadora do ‘Documenta Pantanal’,

Paulo Machado adianta que as fotos das receitas selecionadas serão feitas, em São Paulo e no Mato Grosso do Sul, pela fotógrafa Luna Garcia, que é especializada em gastronomia. Além do próprio Machado, outros chefs desse Estado do Centro-Oeste irão se juntar nessa tarefa de elaborar 65 receitas pantaneiras.

 O livro será dividido por temas variados, como “Comida de Comitiva, “Comidas de Festa”, “Comida de Fazenda”, “Cozinha Indígena”, “Mercadão/Bolicho” e “Comida de Cidade”. Sobre a concepção do “Pantanal: Comitiva de Sabores”, Machado diz que o projeto surgiu há quase 15 anos. “Quando retornei da Europa, depois de ter estudado Gastronomia e atuado em restaurantes estrelados, trouxe na bagagem a compreensão de que para se trabalhar alta gastronomia é necessário conhecimento básico da cozinha regional de cada local. Voltei com uma vontade ávida de pesquisar a minha gastronomia, da região onde nasci, e tive ainda mais sede quando percebi que havia ainda muito por desbravar. Foi aí que comecei a conhecer de perto a identidade da cozinha pantaneira”, afirma.

Nesse sentido, ele conta que durante dois anos (2008 e 2009) realizou, em conjunto com a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, uma pesquisa de mapeamento e levantamento de dados da cozinha pantaneira, a qual, posteriormente, contribuiu para a defesa de seu trabalho final no Mestrado de Hospitalidade  com os dados que apurou  sobre a Comensalidade no Pantanal.

 “Mais do que uma realização pessoal por estar registrando a importante gastronomia brasileira da região de onde venho, este livro é a melhor forma de perpetuar o saber cultural do Pantanal. Ingredientes, modos de preparo, relações de convivialidade e rituais da comensalidade na maior planície alagável do planeta são os motes deste trabalho”, finaliza o chef