Quem é um apaixonado por vinhos como eu, não pode deixar de conhecer as adegas do Hôtel de Paris Monte-Carlo , um dos hotéis mais lendários do mundo. Este lugar raro e privado, extraordinário e até inspirador, pode fornecer o cenário para um jantar, para um  evento importante, ou para uma sessão de degustação de vinhos, etc.

São centenas de milhares de garrafas que evocam paisagens, palácios e propriedades, francesas e estrangeiras (bordeaux, burgundy, champagne…), com os nomes de Lafite Rothschild, Petrus, Cheval Roederer, …que zeladas pelo chefe da adega e sua equipe, as garrafas só veem a luz do dia quando finalmente são colocadas nas mesas dos restaurantes do resort SBM de Monte Carlo.

Foi somente em 1874, graças ao talento e determinação de Marie Blanc, esposa do fundador da Société des Bains de Mer, que o Hôtel de Paris Monte-Carlo construiu uma vinícola digna de um estabelecimento excepcional pela sua localização, conforto, móveis, e claro: uma excelente comida.   

Marie depois de supervisionar a decoração do hotel e escolher o mobiliário e os talheres, financiou o trabalho nas adegas a partir de sua própria fortuna pessoal.  Ela confiou a Charles Garnier a construção de um novo cassino, ao qual foi adicionada uma casa de ópera, para perseguir seu sonho de “tornar Monte-Carlo o centro de artes mais prestigiado do mundo”. As adegas foram escavadas na rocha atrás do hotel, como as grandes adegas de Bordeaux. Durante um ano e meio, quase cem trabalhadores qualificados (escavadores, construtores, pedreiros, marceneiros) deram forma à maior adega de hotéis do mundo

Durante a Segunda Guerra Mundial, para proteger as safras mais raras das mãos dos saqueadores, a parte traseira da adega foi escondida por uma pilha de garrafas vazias empilhadas pelo chefe da adega. Quem imaginaria que por trás dessa pilha empoeirada – que também escondia os talheres do hotel e os pertences de um príncipe russo – havia garrafas de prestígio, como Chateau d’Yquem 1890, Chateau Leoville Poyferre 1895, Chateau Margaux 1920, Chateau Margaux 1920, Chateau la Conseillante 1928, La Mission Haut-Brion 1920 (em jeroboams de 3 litros) e Chateau Lafite Rothschild 1937…

De 1990 a 1994, o trabalho de reforma e reestruturação permitiu a criação do Museu Marie Blanc, que abrigava as safras mais raras das listas de vinhos do estabelecimento da Société des Bains de Mer e uma extensão de 400m2, para acomodar uma abóbada e uma sala para degustação de vinho.

 Em perfeitas condições, escavadas na rocha, as adegas do Hôtel de Paris Monte-Carlo oferecem condições exemplares para o armazenamento do vinho: uma área escura e fechada, protegida de vibrações e ruídos, livre de qualquer odor, bem ventilado e protegido de correntes de ar, nem muito seco nem úmido, beneficiando de um grau mínimo de higrometria de 75% e, acima de tudo, de uma temperatura que varia muito pouco entre 13°C e 14°C. Graças a esse modelo de ambiente, a adega do Hôtel de Paris Monte-Carlo abriga seus vinhos nas melhores condições possíveis, vigiando seu progresso e nutrindo-os até a maturidade. Afinal, o vinho é um produto “vivo” que precisa de muita atenção.

Com uma área de cerca de 1.500m2 e um quilômetro completo de prateleiras de vinho, as garrafas são armazenadas de acordo com o ano, colocadas em grandes prateleiras ou guardadas em seus estojos. Os rótulos indicam os vinhos que estão “em rotação” no momento, ou seja, oferecidos nos hotéis e restaurantes.

 A configuração das instalações proíbe qualquer forma de mecanização; portanto, todos os dias o chefe da adega transporta as garrafas em carrinhos – cada restaurante tem o seu – antes de trazê-las à superfície.

Além das consultas entre os chefes de adegas e os produtores de vinho, um comitê de degustação composto por compradores, chefes de adega e sommeliers se reúne uma vez por semana. Graças ao número e diversidade de pessoas envolvidas, o comitê oferece uma garantia de objetividade total e erro mínimo. Juntos, eles provam os vinhos e trocam pontos de vista. Essa colaboração ajuda a acompanhar o desenvolvimento dos vinhos nas adegas do Hôtel de Paris Monte-Carlo e define as políticas de compra e venda.

 O conceito-chave é oferecer o que os outros não oferecem. Para fazer isso, você precisa não apenas de conhecimentos milenares, mas também de disposição para correr riscos, exibir vinhos pouco conhecidos, ignorar ou manter um passo à frente dos modismos, nunca negligenciando o fato de que nossos clientes são connoisseurs.

As reuniões do comitê de degustação de vinhos ajudam a criar uma verdadeira sinergia entre as várias equipes, e servem como uma ferramenta real de treinamento contínuo e aumentam as vendas de maneira espetacular. Além disso, eles permitem que o pessoal da adega, chefs e sommeliers criem listas de vinhos que buscam reunir os pratos de cada estabelecimento único com os vinhos que estão atingindo seu pico nas adegas.