Com as presenças do prefeito Nestor Tissot, a presidente da Gramadotur e secretária de Turismo, Rosa Helena Pereira Volk, o vice-prefeito e Presidente do Conselho da Gramadotur, Luia Barbacovi, e as decoradoras Neka Pante e Aline Herrmann, foi apresentado pela Gramatur, no Hotel Laghetto Siena, o  projeto decorativo do 36° Natal Luz de Gramado, que ocorre entre 28 de outubro de 2021  e 30 de janeiro de 2022.

Para o prefeito Nestor Tissot “É isso que se espera de um evento como este”, afirmou o prefeito, agradecendo às equipes da Gramadotur e Secretaria de Turismo pelo envolvimento e aos parceiros que acreditam no evento.

Já a secretária de Turismo e presidente da Gramadotur, Rosa Helena Pereira Volk, evidenciou a questão do reaproveitamento de 80% dos materiais de edições anteriores do Natal Luz. “Nosso visitante vai encontrar uma cidade aconchegante e cheia de novidades, será um Natal de renovação e fé! ”, destacou.

Neka e Aline destacaram que a proposta é mostrar que Gramado é  uma pequena cidade na montanha. Entre os elementos decorativos estão alguns próprios de uma região montanhosa como lenha, feno, entre outros. Como sempre, as luzes terão predominância em toda a cenografia.

foto Cleiton Thiele

Entre as novidades estão a colocação de decoração da praça da Várzea Grande, sendo uma extensão da decoração do pórtico. Um dos destaques do local será́ o monumento da Bengala. A praça Major Nicoletti também receberá peças decorativas nesta edição do Natal Luz, que se somarão à tradicional iluminação que sempre a identificou e a destacou. Na Rua Coberta será́ mantida a Árvore Cantante, mesmo com a impossibilidade de receber corais.

O anjo que dá as boas-vindas ao visitante retornará à rótula no início da Avenida Borges de Medeiros (junto ao Lago Joaquina Rita Bier). O trecho da Avenida Borges de Medeiros entre a Praça das Bandeiras e a Rua Torta terá́ como destaque uma árvore com antigos brinquedos de madeira. “Nossa ideia é que as pessoas relembrem da sua infância”, afirma Neka. E a Rua Torta terá́ uma decoração com predominância do tom dourado, com destaque para um carrossel. A Vila de Natal, na Praça das Etnias, será́ totalmente remodelada.

Em frente à Igreja São Pedro será́ montada uma árvore com nove metros de altura, com um visual que encantará tanto de dia como à noite. O canteiro central da Avenida Borges de Medeiros, entre a Rua Torta e a Rua Eusébio Balzaretti, terá́ a predominância de peças vazadas, com iluminação interna que garantirão uma beleza diurna e noturna e identidade com os pinheiros do Tannenbaumfest.

A rótula da esquina das Avenidas Borges de Medeiros e das Hortênsias terá́ uma decoração que reproduzirá uma pequena vila. A ideia é relembrar o primeiro Natal Luz. As peças decorativas como coral e pinheiros formarão um cenário diferente em todo o contorno da rótula. “De onde se olhar, o cenário vai ser diferente”, explicou Neka.

As renas decoradas serão mantidas na Rua Pedro Benetti, assim como a decoração da Avenida das Hortênsias (da Prefeitura até́ o pórtico) e da Rua São Pedro