Anna Solal da galeria “New Gallery”, foi nomeada a vencedora  da 11ª edição do Prêmio Meurice de arte contemporânea 2018/2019. Desde 2008, o hotel Le Meurice , do Dorchester Collection apoia a criação artística francesa através do seu prêmio O artista vencedor e a galeria recebem, cada um, 10 mil euros, como forma de permitir que se tornem conhecidos no cenário internacional.

 

O júri do Prêmio Meurice de Arte Contemporânea contou com: Jean-Charles de Castelbajac, Patrocinador do Prêmio; Morgan Courtois, Artista e vencedora do Prêmio Meurice 2017/2018; Nicolas Bourriaud, diretor do Museu de Arte Contemporânea de Montpellier, Philippe Dagen, escritor e professor da Universidade Paris I Panthéon-Sorbonne; Jennifer Flay, diretora do FIAC; Henri Loyrette, conselheiro de estado; Claire Moulène, curadora do Palais de Tokyo e consultora artística; Franka Holtmann, gerente geral da Meurice, entre outros.

 

O júri selecionou 7 artistas e suas galerias e estes finalistas do prêmio terão uma exposição organizada no hotel Le Meurice e aberta ao público no âmbito da rota VIP da FIAC, até o dia  25 de outubro, no espaço Castiglione. 

A artista e sua galeria, vencedores do prêmio,  produzirão uma série de peças de “pipa” no México. Os materiais serão comprados no México, seja de lojas de descontos ou de associações locais de reciclagem. Em ambos os casos, a revista de arte contemporânea Terremoto conectará a artista com colaboradores locais (sociólogos, críticos, associações locais de reciclagem e ONGs ambientais) que poderão ajudá-la a refinar e contextualizar sua pesquisa. Sua pesquisa e os trabalhos produzidos resultarão na publicação de um livro em colaboração com Terremoto e um show individual para a artista na galeria Proyectos Monclova. As contribuições dos colaboradores aparecerão nos dois formatos. Na exposição de galeria, uma série de workshops com a artista e alguns colaboradores dará ao público a oportunidade de fazer obras de arte usando os mesmos materiais que a artista e o mesmo formato geral da pipa.