A Associação Objeto Brasil e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo, via Proac Lab Expresso – Lei Aldir Blanc, realizam de 25 a 27 de maio, o Festival de Economia Criativa, Sustentabilidade e Inclusão. A partir dos pilares de Sustentabilidade, da Inclusão Social e da Diversidade, o festival tem como o objetivo principal promover a Economia Criativa e as manifestações artísticas, como instrumentos de fomento à geração de cultura, de forma a sensibilizar, apoiar e capacitar novos talentos e negócios sustentáveis.

Inspirado pelo Ano Internacional da Economia Criativa para o Desenvolvimento Sustentável 2021, oficializado pela 74ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, o evento aproveita o momento para reascender o poder da Economia Criativa no Brasil, por meio do crescimento econômico sustentável e inclusivo, a cooperação e networking entre os governos e o setor privado, além de proporcionar um ambiente de oportunidades e empoderamento por todos os direitos humanos (etnias, mulheres, população negra, povos indígenas, pessoas com deficiência e LGBTQIA+).

Com o propósito de integrar, conectar e promover a cultura, o festival conta com parcerias e apoio de organizações, associações e empresas que vislumbram os mesmos valores, como a Universidade São Judas, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo/PROAC LAB e a Secretaria da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de São Paulo.

Para democratizar o acesso à cultura e contribuir para a geração de empregos e oportunidades aos profissionais e agentes culturais, o evento será gratuito, veiculado digitalmente em plataformas de streaming. A divulgação espontânea do conteúdo audiovisual será inclusiva e diversa por meio dos canais de comunicação digitais: website do festival e aplicativos de redes sociais como Facebook, Instagram, Linkedin, YouTube e Spotify.

Em paralelo, o Festival lança a Plataforma de Exposição e E-commerce, com foco na promoção do Artesanato, ferramenta para divulgar os produtores e empreendedores criativos, uma iniciativa de curadoria e apoio a marcas e produtos do artesanato brasileiro, bem como um incentivo à geração e crescimento de negócios. Por meio da plataforma, localizada no website do Festival, vitrines e catálogos virtuais estarão disponíveis com objetos contemporâneos, criações independentes, presentes culturais, arte brasileira, popular e indígena, além de design autoral.