A comissão local das autoridades anuentes do Porto de Santos (Claps), que integra a Comissão Nacional das Autoridades nos Portos (Conaportos), presidida pelo diretor presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Angelino Caputo e Oliveira, realizará em outubro deste ano um evento visando aumentar a interação entre os usuários do Porto de Santos e os órgãos anuentes, para tornar os procedimentos mais eficientes.

Integram o Claps de Santos a Codesp, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), a Receita Federal, a Capitania dos Portos de São Paulo, a Polícia Federal, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro). O evento está sendo coordenado pela Autoridade Portuária, em conjunto com a Antaq.

O diretor presidente da Codesp, Angelino Caputo, explica que as diversas entidades que atuam no Porto foram convidadas a participar do Fórum e deverão levantar, juntamente com órgãos públicos, as principais dificuldades nas rotinas diárias, tais como dúvidas dos usuários em relação às normativas, procedimentos e regramentos que norteiam as atividades portuárias. “Acreditamos que este evento propiciará o esclarecimento de dúvidas acerca de muitos procedimentos e divulgará facilidades disponibilizadas pelos órgãos anuentes e muitas vezes desconhecidas pelos usuários do Porto”, afirma Caputo.

O CIESP/FIESP deverá aplicar uma pesquisa junto aos seus associados, objetivando identificar as principais dificuldades dos usuários na utilização dos serviços portuários em Santos. As dúvidas devem ser elencadas, separadamente, por órgão anuente e enviadas à Secretaria do Claps, através dos e-mails capsantos@portodesantos.com.br ou jorge.leite@portodesantos.com.br. As demandas serão recebidas pelo Claps até o dia 31 de agosto e organizadas por órgão anuente, a fim de serem debatidas durante o evento.