Uma colmeia inspirou engenheiros a desenvolverem uma prateleira em formato de favos de mel para guardar objetos frágeis ou valiosos. Leve, a peça pode suportar 100 vezes seu próprio peso, possuindo uma relação de força-peso superior à do aço. Desenvolvida para o novo EcoSport, ela é ajustável e pode suportar cargas de mais de 300 quilos – peso superior ao de três homens adultos médios usando trajes de apicultores (veja o vídeo).  

Para criar a prateleira, foram usados papel reciclado e cola à base de água entre duas camadas de fibra de vidro leve e durável. O baixo peso do componente também beneficia a eficiência de combustível.  

“Nós queríamos usar um material resistente e com baixo peso para entregar um produto de qualidade ao consumidor. A inspiração veio da natureza, pois o formato hexagonal das colmeias é ideal para atender a performance que esperávamos. Optamos pelo papel reciclado por ter custo reduzido e contribuir com o meio ambiente”, explica Eduardo Bezerra, supervisor de Desenvolvimento de Peças de Interior da Ford América do Sul.  

 “A natureza é um grande laboratório de inovação e, desde as abelhas até os castores, os animais são alguns dos melhores engenheiros do mundo”, afirma Bettina Veith, uma das engenheiras do projeto do EcoSport na Europa. “A capacidade de uma colmeia para entregar força sem adicionar peso já foi usada em situações extremas, como em foguetes espaciais, aviões a jato e supercarros, tornando-se uma escolha natural para a prateleira do porta-malas do EcoSport”, complementa