Com o novo equipamento exclusivo em operação, a Citratus, empresa adquirida em 2018 pela Symrise, uma das líderes globais em fragrâncias, prevê aumento de receita com foco nos pequenos e médios clientes.

A Citratus, empresa do Grupo Symrise, inicia hoje, dia 02 de outubro, em sua unidade fabril da cidade de Vinhedo, interior de São Paulo, as operações da primeira Dosadora Duplex da marca alemã Fricke no país. O maquinário, cuja aquisição e instalação demandaram investimento de 1 milhão de Euros, é específico para a indústria de fragrâncias e aromas e se caracteriza por ser totalmente automático e permitir produções em pequena escala de até 30 litros, assim como lotes maiores, de até 600 litros, atingindo até 1.680 litros por ciclo

Além de oferecer maior customização produtiva, o equipamento é capaz de produzir fórmulas mais complexas, porém, com mínimo desvio devido ao sistema automatizado que possibilita sua operação por 24 horas nos 7 dias da semana. Essa performance irá permitir a expansão do atendimento comercial da empresa, com incremento do faturamento junto aos pequenos e médios clientes brasileiros, segmento que demanda atendimento customizado e adequado às suas necessidades.

“Estamos presentes e investindo continuamente no mercado brasileiro, focando em um crescimento estratégico para a Citratus”, afirma Ricardo Patrocínio, President Consumer Fragrances Latam da Symrise.

“Este novo investimento aumenta a nossa capacidade produtiva, fato que nos estimula a projetar planos mais agressivos para o próximo ano, reforçando nosso compromisso de fornecer fragrâncias de qualidade, focadas em nossos clientes e seus consumidores”, completa o executivo.

 Comparando com o processo manual de dosagem, a Duplex é capaz de entregar fórmulas com precisão comparada à das balanças milesimais semi-analíticas, proporcionando em lotes menores, de até 60 litros, precisão de 0,015g, e, em lotes de  0 a 600 litros, de 1g. Com software próprio, de fácil programação, o maquinário permite uma total rastreabilidade das quantidades de matérias-primas dosadas, garantindo redução de erro humano e aumento da qualidade final do produto.

Todo controle e acompanhamento da produção é realizado através da sala de supervisão, assim como os níveis de dosagem, sem a necessidade de operador, permitindo também o planejamento das operações noturnas e de finais de semana.

A Dosadora Duplex exige menor espaço físico para fabricação através de seu projeto inteligente de execução e armazenagem, favorecendo a utilização otimizada de recursos como energia e água quando comparados ao processo manual de dosagem. Sua capacidade de distribuir simultaneamente as matérias-primas permite que mais fórmulas sejam produzidas em menor tempo, otimizando o gasto de energia, além de não oferecer risco de derramamento de material por manuseio que implica em maior numero de lavagens dos postos de trabalho. Outro ponto importante a ser destacado é o aumento do bem-estar e segurança dos operadores devido a redução do manuseio de grandes tambores.