Hoje, segunda (24), o cinema italiano contemporâneo tomará conta da cidade de São Paulo — e também de outras quase 40 em todo o Estado — com o início do 13º Festival de Cinema Italiano no Brasil. O evento, que é o maior do gênero da América do Sul e pioneiro no país, mostra sua força e diversidade através de várias atrações, como pré-estreia de filme ítalo-brasileiro, noite de abertura com convidados especiais e exibição de sucesso de bilheteria, debate com crítico sobre grande musical, programação com obras de cineastas inovadores, além de mostra especial em várias cidades paulistas. As atividades são gratuitas ou a preços especiais. Há ainda, o prêmio de melhor filme ao final do Festival.

Para começar, o Reserva Cultural recebe a première de “Diminuta”, de Bruno Saglia, produção entre Brasil e Itália que retrata a paixão de um músico pelo jazz. Além do diretor, o elenco também estará presente, como Reynaldo Gianecchini, Carlos Vereza e Deborah Evelyn. O filme entrará em cartaz no país durante a Semana de Cinema Italiano Contemporâneo, no dia 27.

Em busca de dar as boas-vindas à sua 13ª edição, como é tradição, o Festival de Cinema Italiano recebe público e convidados em uma grande festa para 1.000 pessoas no Auditório Ibirapuera na noite de terça-feira (25). Um das maiores celebridades italianas da atualidade, a atriz, cantora e personalidade de TV Mita Medici, é uma das convidadas de honra do evento e fará uma encenação especial nos palcos do auditório. Além dela, a atriz Francesca Luce Cardinale, sobrinha de Claudia Cardinale, ícone do cinema italiano, estará presente como madrinha da festa. Francesca, que é uma das grandes promessas da nova geração, é destaque no Festival de Cannes, na França. O ator Carmo Dalla Vecchia, de origem italiana, comendará a festa, que exibirá o longa campeão de bilheteria “Como um Gato na Marginal”, do famoso cineasta Riccardo Milani. Entrada gratuita com nome na lista.

Já na quarta-feira (26), a Fiesp hospeda o debate com o crítico italiano Antonio Fadulto, cineasta respeitado na Itália e no exterior. Com tradução simultânea, Fadulto comentará o musical de sucesso “Amor e Delinquência”, dos irmãos Manetti, considerado um dos melhores filmes italianos da atualidade. Com humor e ironia, a obra aborda a máfia napolitana. A entrada é franca.

E na quinta-feira (27), a capital passa a receber a Semana de Cinema Italiano Contemporâneo, onde serão exibidos 15 longas assinados pelos diretores mais originais dos últimos tempos. Além dos já citados, a programação também inclui a premiadíssima animação “Gata Cinderela”, de Alessandro Rak, Ivan Cappiello, Marino Guarnieri e Dario Sansone, “Easy – Uma Viagem Fácil, Fácil”, de Andrea Magnani, com prêmios para o ator protagonista, “Intrusa”, de Leonardo di Costanzo, marcado pela forte sensibilidade e o documentário aplaudido no Festival de Veneza “Bozzetto Nunca Demais”, de Marco Bonfanti. Os filmes ficam em cartaz até 3 de outubro na Caixa Belas Artes e no Reserva Cultural a preços especiais.

Entre 1º de outubro a 16º de dezembro, o 13º Festival apresenta a mostra Cine Sesi-SP no Mundo: Festival de Cinema Italiano, que faz um apanhado de 12 dos melhores filmes das últimas três edições do Festival. O evento fica em cartaz no Sesi de 39 cidades paulistas com bilheteria livre. Dentre os longas a serem exibidos, está o vencedor de 30 prêmios “Indivisíveis”, de Edoardo de Angeles, o destaque em festivais italianos “Por Seu Amor”, de Giuseppe M. Gaudino e “Veloz Como o Vento”, de Matteo Rovere, ganhador de 12 prêmios e exibido na noite de abertura do 12º Festival de Cinema Italiano no Brasil.

O público escolherá o melhor filme contemporâneo da edição 2018. O prêmio será entregue aos distribuidores em 5 de outubro durante a Festa de  Premiação no Reserva Cultural