A história da chegada de um circo em uma pequena cidade da Tchecoslováquia é o enredo de “Um Dia Um Gato”, filme que será exibido 6 de abril na programação Cine Debate,  no auditório da APM – Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 9º andar – Bela Vista, São Paulo.

Dirigido por Vojtêch Jasný, o longa de 1963, narra as confusões causadas por um gato de óculos, uma das atrações do circo que, quando tira as lentes, “colore” as pessoas, mostrando as matizes de sua personalidade e sentimentos. Os mentirosos são roxos, os ladrões, cinzas; os falsos, amarelos e os apaixonados, vermelhos. Quando o gato mostra suas habilidades durante a apresentação do circo, a plateia se espanta com as cores dos conterrâneos e o gato, assustado, desaparece. O professor da escola local e seus alunos da terceira série são convocados para encontrar o gato antes que ele caia em mãos erradas.

Coordenado pelo psiquiatra Wimer Bottura Júnior, o Cine Debate é realizado desde 1998 e mensalmente exibe filmes que, após sua apresentação, é debatido por psicanalistas, médicos, advogados, jornalistas e plateia.

O debate será mediado pelo Professor de Metodologia Científica Bernardo Issler e a Médica Psiquiatra Eliza Finazzi.  Após a exibição de “Um Dia Um Gato”, especialistas farão um debate com o tema “Quando tememos a verdade”. O Cine Debate acontece sempre às sextas-feiras, às 19h, com entrada franca.