Desde o último dia 1º de maio, a cidade de São Paulo, conta com uma obra de arte pública na região da Cidade Jardim, criada por Eduardo Srur e pelo street artist Tché Ruggi. A obra “Enchente” ocupa um grande bloco de concreto localizado sobre o túnel Presidente Janio Quadros, na Avenida Engenheiro Oscar Americano, um dos principais acessos ao Palácio do Governo e região do Morumbi.

O trabalho composto por milhares de carrinhos de brinquedo coloridos, aglomerados e sobrepostos de forma caótica, nos remete às imagens de enchentes que assolaram a metrópole novamente nesse verão. A convite de Srur, o artista Tché Ruggi reconhecido por sua projeção na cena street art paulistana – pintará em tons de azul a arquitetura aparente do bloco no canteiro central e contextualizará a sua instalação tridimensional na parede principal

Segundo Eduardo,  a obra é importante porque ficará em caráter permanente no local lembrando a sociedade de um problema urbano que acontece na geografia de São Paulo muitas décadas. “Enchente” será uma obra plástica sedutora. A comunhão do meu trabalho com a pintura minimalista do Tché será um encanto aos olhos do público. Entretanto, por trás deste aspecto lúdico, a intervenção provoca a reflexão sobre a força da natureza e a responsabilidade coletiva  em relação às recentes tragédias com a água”.

A iniciativa, bancada pelo próprio artista, faz parte de um projeto maior que começou no ano passado com o objetivo de ocupar a região com obras de arte pública em parceria com a Prefeitura Regional do Butantã. “A cidade é carente de ações cidadãs no espaço público e esta postura irá educar o olhar das pessoas. A sociedade precisa entender que arte pública vai muito além dos monumentos e grafite.”