Com a presença  de Fernando Schmidt, Embaixador do Chile no Brasil, Maria José Campos Herrera, agregada Agrícola da Embaixada do Chile e de Álvaro Batista Camargo Júnior,  do ProChile, escritório comercial vinculado ao Ministério das Relações Exteriores do Chile, foi inaugurada na Apas Show 2019, o lounge do país, que neste ano veio com uma participação mais robusta. 

Maria José Campos Herrera , Fernando Schmid, ,Embaixador do Chile e Álvaro B. Camargo Jr, do ProChile foto Tânia Müller

  O Chile é um principais parceiros comerciais do Brasil na América Latina,   e a ideia é  fortalecer a integração comercial bilateral, em benefício direto dos operadores econômicos e dos consumidores de ambos os países.  Distribuídas em três estandes, números 371, 391 e 392, no Pavilhão Branco, as empresas chilenas estão exibindo extensa gama de produtos, entre frutas, vegetais, pescados, frutos secos, alimentos vegetais e vinhos –  este, o setor com a maior presença no conjunto dos expositores  .São 29 empresas – dez a mais que a edição anterior – dentre as mais representativas do país . O destaque são os produtos orgânicos chilenos representam um grande avanço em inovação e valor agregado. É, inclusive, em torno deste tema, e atendendo à crescente demanda por produtos livres de pesticida, que Brasil e Chile acabam de firmar acordo para o comércio de produtos orgânicos entre os dois países, sendo este o primeiro do gênero que o Brasil assina com outro mercado.

O acordo consiste em um memorando de entendimento para determinar as analogias e semelhanças dos sistemas de certificação dos dois países, através de um plano operacional firmado entre as autoridades técnicas do Brasil e do Chile, que permitirá a livre comercialização de produtos orgânicos chilenos e brasileiros,.  assim os   produtos que atendam às normas de certificação orgânica de cada país poderão ingressar com seus respectivos selos orgânicos para o livre comércio nos dois países.

Dados do ministério da Agricultura do Chile dão conta de grandes oportunidades de comércio de produtos orgânicos chilenos como frutas frescas, maçãs, kiwis, frutas secas, cranberry, frutas congeladas e polpa. Mas quem ocupa posição de destaque no ranking dos orgânicos exportados para o Brasil são os vinhos chilenos, ficando atrás somente do azeite de oliva.

Maçãs, suco de maçã, plantas medicinais e frutas vermelhas congeladas também se incluem no rol de produtos orgânicos chilenos importados pelo Brasil, que ocupa atualmente a 16a posição entre os países que importam tais produtos do Chile.

Cerca de 95% da produção de orgânicos no Chile é exportada. Nesse contexto, se destacam frutas e hortaliças congeladas, conservas, polpas de frutas e hortaliças; vinho, azeite de oliva, frutas e hortaliças desidratadas. As frutas ocupam o segundo lugar no ranking, com destaque para mirtilos e maçãs, e em menor escala, os kiwis. A maior concentração da produção orgânica situa-se na Região dos Rios (29%), seguida da Região do Maule ( 22,9%) , e em terceiro lugar, da região de Biobió ( 20,5%).

Seis de cada dez consumidores brasileiros adquirem produtos orgânicos – cerca de 15% da população urbana, segundo dados pesquisados no ano passado. Cana de açúcar, arroz, café, castanha, cacau, palmito e mel, entre outros, são os principais produtos brasileiros na pauta orgânica da exportação.

 

Segundo dados do Banco Central chileno, em 2018 o Brasil foi o quarto destino mundial das exportações do Chile e o primeiro na América Latina (para produtos em geral, excluindo-se aí o cobre) registrando-se envios de US$ 1.993 bilhões, e incremento de 1% comparados ao ano anterior.

Entre uma vasta diversidade de produtos, os alimentos chilenos ocupam posição de destaque no promissor mercado de bens. Vinhos, frutos secos, alimentos processados, frutos do mar e pescados, frutas e azeite de oliva são alguns dos itens que mais chegam aos consumidores brasileiros. Juntos, somam mais de US$ 1, 016 bilhão, cifra que representa mais da metade das exportações chilenas de bens para o Brasil. Os números refletem os esforços que o Chile vem realizando nos últimos anos para aumentar a conscientização a respeito da diversidade e qualidade de seus alimentos. A campanha que vem sendo promovida visa levar à mesa dos brasileiros toda a qualidade, segurança internacional, rastreabilidade e o sabor natural dos produtos chilenos.

O Chile goza, ainda, de condições incomparáveis para a produção de alimentos de qualidade e mundialmente reconhecidos. A região recebe a influência de vários climas, tem um dos céus mais transparentes e limpos do planeta e uma das maiores reservas de água doce no mundo, além de barreiras naturais nos quatro pontos cardeais, que protegem seus campos de pestes e doenças.

  Confira as empresas chilenas que estão expondo

 Aconcagua Foods – Produtora de Frutas e Vegetais

Anakena – Maior produtor de nozes da América do Sul

Aura Wines – Situado no vale do Maule, com vinhedos próprios

Ayun Wines – Produtora de vinhos “Feitos à Medida”

Blumar – Um dos maiores produtores de salmão do Chile

Bodegas Tagua Tagua SPA – Vinícola chilena tradicional fundada em 1902

Chilefood Export – Produção, Comercializaçao e Exportação de Frutos Secos

CWC Chilean Wines Company – Empresa familiar do Vale do Maule com 750 hectares plantados

Donoso Group – Representante de diferentes projetos enológicos do Vale do Maule

Fruselva America SPA – Empresa co-packer dedicada à maquilaçao de produtos em formato pouch, incluindo frutas, vegetais, iogurtes, gelatinas, sucos, etc.

Grupo Surfrut – Empresa líder no setor de ingredientes processados no Chile para frutas orgânicas e convencionais

Invernada – Uma das maiores exportadoras de nozes do Chile

Miguel Torres Chile- Primeira vinícola estrangeira a se estabelecer no Chile

Nobel Chile – Vinícola com presença nos vales Cachapoal, Colchágua e Maule

Pepitas de Oro | Caju & Nuts – Exportadora de frutos secos a granel

Pesquera Cataluña Ltda – Produtora de conservas de mariscos e linha de congelados de frutos do mar

Pisci Seafood Ltda – Elaboradora de produtos do mar desde 1994 comprando diretamente de pescadores artesanais

Sociedad Agricola Requingua – Vinícola famliar com capacidade de exportação de 1,7 milhões de caixas anuais e três linhas de produção

Sur Valles Wine Group – Fundada pela família Achurra em 1961, com capacidade de exportação de 1,7 milhões de caixas anuais e três linhas de produção

TerrAustral Wines – Fundada em 1938, no Vale Central, com marcas presentes em mais de 50 mercados

Vilay – Marca regional de alimentos vegetais, produtos saudáveis e naturais

Viña Apaltagua Ltda – Se destaca por desenvolver projeto enológico com vinhedos próprios em 6 vales do país

Viña Casa Verdi – Empresa familiar com 450 hectares nos Vales de Curicó, Maule e Colchágua

Viña Cono Sur – Por mais de 4 anos patrocinadora oficial do Tour de France, é vinícola líder em práticas sustentáveis e possui mais de 300 hectares com certificação orgânica

Viña IWines – Empresa familiar formada em 2007 pela enóloga Irene Paiva com vinhedos e bodega própria

Viña La Rosa S.A – Vinhos de classe mundial e vinícola com mais de 600 hectares de vinhedos próprios nas regiões de Peumo e Vale do Cachapoal

Viña Pérez Cruz – Produtora de vinhos com forte identidade de terroir e Tintos de Denominaçao de Origem Maipo Andes

Viña Raggio Ltda – Exportadora de vinhos de alta gama dos Vales Cachapoal, Colchágua, Curicó e Maule

Viña Undurraga S.A – Uma das mais tradicionais do Chile, fundada em 1885 no Vale do Maipu, e exporta a mais de 75 países no mundo.