No Dia Mundial da Água,(22) grandes nomes da gastronomia se mobilizarão na VI Megaoperação de Limpeza do Reservatório Juquery/ Paulo Paiva Castro, no município de Franco da Rocha, em São Paulo.  Entre os chefs convidados pelo chef Idolo Giusti, do Giusti Eventos, estão Bel Coelho, do Clandestino; Cris Mota, vencedora do programa Hell´s Kitchen do Sbt; Danielle Dahoui, primeira mulher a apresentar o Hell´s Kitchen e proprietária dos Bistrôs Ruella; Eudes Assis, do Taioba, em Sertão do Camburi; Felipe Cruz, do La Marina, no Guarujá; Marcio Okumura, do Okumura restaurante, de Santos; Pedro Roxo, do Manja Gastronomia, e Rodrigo Oliveira, do Mocotó – que farão voluntariamente o almoço – em um espaço da Sabesp – para os presentes: funcionários, parceiros e voluntários do Parque Estadual do Juquery, cujo gestor organiza a operação.

O Reservatório Juquery/Paulo de Paiva Castro é responsável pelo abastecimento de seis a oito milhões de pessoas na região metropolitana de São Paulo. A megaoperação é uma iniciativa do gestor do Parque Estadual do Juquery Francisco Honda e tem o apoio da Fundação Florestal, Polícia Militar e Canil, Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, Polícia Rodoviária e Sabesp. Para se ter ideia, na última embarcada com cerca de 480 pessoas presentes, foram retiradas cerca de seis toneladas de resíduos sólidos descartados de forma irregular ao longo das margens da represa.

Os planos voltados ao parque e à população da região não devem parar por aí. “Temos um projeto – em fase de desenvolvimento – que envolve gastronomia, ação social e sustentabilidade que será muito interessante”, antecipa Giusti.