O que antes parecia improvável se torna, cada vez mais, um estilo de vida e uma exigência de anfitriões e convidados.  A Oca Tupiniquim, espaço de eventos da Vila Madalena, zona oeste da cidade, apresenta menu personalizado para celíacos, quem tem intolerâncias ou restrições alimentares, seja por causa de alergias ou apenas por opção.

 

Para a chef e sócia  Raphaela Homem de Melo, que assina o menu, é possível encontrar opções muito saborosas para substituir carnes, queijos, leites e todos os derivados de proteína ou origem animal. Leites vegetais para os intolerantes à lactose e entradinhas e pratos com cogumelos, pupunha ou tofu temperado, por exemplo, são proteicos e podem substituir a carne.

As entradas devem ser leves e uma preparação para o início do menu. Podem incluir sopas frias ou quentes (as cremosas podem levar leite vegetal) e saladas como Salada Tropical Thai, que reúne bifum, abobrinha e filetes de frutas. Creme de pupunha, caldinho de abóbora com leite de coco, curry e gengibre; caldinho de abóbora com gengibre; caldo de mandioca com folhas de jambu são entradinhas que conquistam todos, veganos ou não. Coração de polenta com molho de tomates e manjericão; escondidinho de cogumelos e batata doce; tomate confit com cuscuz marroquino picante;  wrap de cogumelos selvagens e azeite de ora pro nobis são outras opções para começar. Como pratos principais veganos, a chef destaca: brandade de palmito pupunha, risotos de castanhas brasileiras ou de alho-poró com limão siciliano.

 

Pratos tradicionais do buffet da Oca podem ser adaptados, é o caso das polentas, que passam a ser feitas com manteiga ghee e queijo vegano. O arroz de carreteiro vegano ganha, em vez das carnes, a pupunha e permanece com a banana-da-terra e as lascas de amêndoa. E o bobó – o prato preferido da chef – deixa de ser com camarão e inclui o cogumelo paris, que garante o teor proteico, a textura e o sabor. A moqueca vegana perde o peixe para a banana-da-terra.

 

Grande parte do menu já é sem glúten, caso de entradinhas (batata bolinha com creme de queijo, salmão defumado e dill, bolinho de feijoada, brochete de abobrinha e queijo de coalho, ceviche de salmão com brotos de rúcula) ou de pratos (aligot com carne-de-sol desfiada e cebolas crocantes, brandade de bacalhau com chips de baroa e molho especial,  moqueca capixaba com arroz branco e farofa de pupunha, bobó de camarão, pirarucu assado com ervas e ratatouille, risoto de castanhas brasileiras ou banana-da-terra e queijo de coalho), nhoques e massas com batata doce.

Sobremesas e até bolos de casamento veganos, glúten e lactose free podem ser saborosos e agradar a todos. Sobremesas com tapioca são uma ótima opção para quem está pensando em um menu sem glúten ou vegano. Caso do cuscuz de tapioca com coco. Leites orgânicos de coco e de amêndoas podem substituir muitos dos ingredientes em doces como rabanada com açúcar mascavo e canela e pannacotta de amêndoas com figo. “O casamento não pode ser o pesadelo dos veganos. É preciso respeitar esse estilo de vida e fazer um menu inesquecível, que traduza a filosofia de vida do casal. Em todos os eventos da Oca, temos a preocupação de sempre incluir opções veganas, sem glúten e sem lactose. Mas já tivemos eventos com menu 100% vegano, uma escolha dos anfitriões. É sempre importante criar um menu  equilibrado e harmônico para atender a todas as necessidades e gostos”, explica Raphaela