As festas de final de ano, assim como as  férias,  estão chegando. Se o passeio for de carro e envolver aventura e diversão com conforto, o EcoSport é o modelo perfeito. Mas, para garantir uma viagem segura, é necessário fazer um checkup no carro antes de pegar a estrada. João Filho, chefe de Engenharia da Ford América do Sul, indica os itens que não podem faltar nessa revisão: Confira!

 

  • Revisões periódicas: mantê-las em dia é a melhor maneira de assegurar que não aconteçam imprevistos durante a viagem. Os distribuidores autorizados Ford são os locais indicados para essas revisões, que devem acontecer a cada seis meses de uso ou 5 mil km no primeiro ano, o que ocorrer primeiro. Após esse período, as revisões devem ser feitas anualmente ou a cada 10 mil km, podendo variar de acordo com o modelo do carro. A informação pode ser verificada no manual do veículo. No EcoSport, um alerta de manutenção no painel acende a cada seis meses ou 10 mil km rodados, indicando que está na hora de agendar uma revisão.
  • Fluidos: é preciso checar a qualidade e quantidade dos fluidos necessários ao bom funcionamento do carro. São eles: água do limpador de para-brisa, óleo do motor, fluido de freio e líquido de arrefecimento (também conhecido como a água do radiador). O ideal é que essa verificação aconteça com o carro frio, pois, quando ligado, o líquido presente no radiador muda de densidade e aparenta ter um volume maior que o real. Além disso, o líquido aquecido produz vapores que podem causar queimaduras. O fluido da direção hidráulica também deve ser verificado a cada 100 mil quilômetros.
  • Palhetas do para-brisa: item indispensável para assegurar a visão do motorista ao dirigir em condições adversas, com chuva, por exemplo. Com o tempo, as palhetas ficam gastas e devem ser substituídas.
  • Luzes: verificar o funcionamento de todas as luzes disponíveis no veículo, como lanterna, farol baixo, farol alto, farol de neblina dianteiro, guia de led, pisca alerta e luzes de freio. Em alguns casos, certificar-se também sobre o acendimento automático.
  • Pneus: calibre os pneus com regularidade. Isso proporciona direção mais leve e melhor estabilidade e eficiência do carro, menor consumo de combustível e redução de emissão de gases nocivos na atmosfera. Cada carro possui uma calibragem ideal que pode ser verificada no manual do produto. No caso do EcoSport Titanium 2.0 AT, o ideal é colocar 30 libras em cada pneu. Caso o carro esteja totalmente carregado para sua viagem, a recomendação é colocar 35 libras nos pneus dianteiros e 40 nos traseiros.
  • Estepe: não se esqueça de calibrar o estepe, que, no EcoSport, fica na parte externa do porta-malas e só pode ser retirado com a chave segredo.
  • Macaco, chave de rodas, gancho de reboque, triângulo e chave de porca: Saiba onde encontrar os itens necessários para efetuar a troca do pneu, caso necessário. Em todos os modelos do EcoSport, esses itens ficam no compartimento de bagagem, sob a cobertura do assoalho, em um kit de ferramentas.