Com um coquetel  hoje , dia 20, na  Biblioteca Mário de Andrade,  na rua da Consolação, 93, no centro de São Paulo. acontece a partir das 19h, a abertura das exposições A Respeito da Proximidade e Fósseis contemporâneos.,  abrindo  o ciclo de mostras de artes plásticas de 2018 da Mário, ambas com entrada gratuita.

A Respeito da Proximidade de Luiz Paulo Baravelli, ocupará a Sala Oval e Sala Adjacente da Biblioteca. Produzidas desde a década de 1980 até os dias de hoje, as pinturas fazem parte da série Caras, que começou a ser desenvolvida por ocasião da 41ª Bienal de Veneza em 1984, da qual o artista participou. O trabalho foi retomado em 2015 e tem como premissa a não linearidade ou evolução de uma ideia.

Fósseis contemporâneos é a estreia individual de Miguel Anselmo, 17 telas que misturam bordado e pintura a óleo, mais uma instalação, formada por uma coluna vertebral de resina plástica e PVC sobre uma cama de azulejos quebrados, que vai ocupar o centro do espaço expositivo. As obras foram produzidas entre 2014 e 2018.

Também será inaugurada  “Fósseis Contemporâneos”, de Miguel Anselmo,  que segundo o autor, a exposição parte da premissa que “o ser humano é frágil por natureza, e o que temos ao nosso alcance para nos socorrer é fortificar-nos, abrigar-nos. Fortificar nossa substância material”.