Presidentes de seis das maiores instituições financeiras do país : Itaú, Bradesco, Santander, Banco do Brasil, Caixa e BTG Pactual participam da 31ª edição do maior congresso de tecnologia do setor financeiro da América Latina, O evento acontece de 22 a 25 de junho de maneira virtual e gratuita



 Presidente da FEBRABAN, Isaac Sidney. Foto divulgação

No dia 22 de junho, durante o primeiro painel do CIAB FEBRABAN , irão debater o impacto das ações já adotadas pelos bancos e o que esperar para uma retomada conectada, sustentável e resiliente.

O painel com os executivos acontece a partir das 10h, logo após a abertura do evento que será feita pelo presidente da FEBRABAN, Isaac Sidney.

Milton Maluhy Filho, CEO do Itaú Unibanco; Octavio de Lazari Junior, diretor-presidente do Bradesco; Sergio Rial, presidente-executivo do Santander Brasil; Fausto de Andrade Ribeiro, presidente do Banco do Brasil; Pedro Duarte Guimarães, presidente da Caixa; e Roberto Sallouti, CEO do BTG Pactual, já confirmaram a participação.

A moderação será feita por João Borges, diretor de Comunicação, Marketing e Eventos da FEBRABAN.

Os presidentes dos seis bancos vão discutir iniciativas sustentáveis, concessões recordes de crédito e como os canais digitais se fortaleceram no processo de enfrentamento da crise da Covid-19.

“As instituições financeiras foram, desde o primeiro momento da pandemia e continuam sendo, parte essencial da solução das demandas dos brasileiros, assumindo protagonismo para a retomada da economia, provendo crédito para as empresas e as famílias”, afirma Isaac Sidney.

Durante o CIAB Live 2020, os presidentes dos bancos apresentaram iniciativas que envolveram desde doações e importação de equipamentos até a criação de novas linhas de crédito para fomentar a economia.

Além dessas ações, os CEOS também mostraram como o setor se uniu para fazer o pagamento do auxílio-emergencial a 64 milhões de beneficiários todos os meses e ajudar empresas a atravessar a crise.

Os executivos das instituições financeiras alertaram ainda, na ocasião, para a importância de o país olhar para questões ambientais. Três dos maiores bancos privados do país – Itaú, Bradesco e Santander – anunciaram em julho, logo após o CIAB 2020, um plano em conjunto para evitar que atividades econômicas agrícolas contribuam para o desmatamento da Amazônia.

O plano inclui medidas como estímulo às cadeias sustentáveis na região, por meio de linhas de financiamento; investimentos em infraestrutura básica para o desenvolvimento social (energia, internet, moradia e saneamento) e ambiental (transporte hidroviário) e apoio para lideranças locais que trabalhem em projetos de desenvolvimento socioeconômico na região.

O evento vai reunir mais de 100 especialistas renomados, em cerca de 30 painéis, para debater temas ligados à inovação, o futuro das instituições financeiras e o uso de novas tecnologias no dia a dia dos clientes bancários.

A programação está dividida em oito trilhas temáticas e aborda assuntos como experiência do cliente; inteligência artificial; ASG e finanças sustentáveis; open banking; Pix e o futuro dos meio de pagamento; blockchain; inovação aberta; internet das coisas, negócios inteligentes e a chegada do 5G; LGPD, cibersegurança e privacidade dos dados; e as projeções de retomada pós-crise.

E contará com a  participação de keynote speakers internacionais, além de especialistas do setor financeiro e de tecnologia de todo o país.