O ano de  2019 já está a todo vapor e o executivo Braulio Lalau de Carvalho , CEO da Orbital, empresa do Grupo Stefanini, selecionou quatro dicas fundamentais  para você  projetar a  sua carreira.
1 – Faça uma retrospectiva

Para pensar neste ano de 2019, é preciso fechar o  de 2018. A vida profissional, assim como a pessoal, anda em ciclo. E isso é importante ser respeitado. Então, faça uma retrospectiva de quais foram os pontos altos e baixos na sua carreira no ano passado. Analise cada situação que não foi tão positiva e tente tirar uma lição dela (sempre há). Sobre o que foi muito bom, também procure entender quais as ações que foram fundamentais para levá-lo ao sucesso. É importante ter isso em mente para repetir (ou evitar) em outras situações.

2 – Defina metas

Faça um  planejamento da sua carreira. Assim como todo final de ano você precisa planejar as metas para a sua área, faça o mesmo para a profissão. Por exemplo, se você almeja um novo cargo, crie um plano de ação para conquistar a promoção ao longo do ano. Crie também novos desafios para você. É importante sair da zona de conforto. Se você não vai bem nas apresentações em público, por exemplo, coloque como desafio ter a iniciativa de conduzir as reuniões da sua área. É só assim que você vai evoluir.

3 – Atualize-se

Estamos vivendo uma nova era do mercado, onde a transformação digital faz parte de todos os setores. Além disso, cada vez mais as empresas falam de ganho de produtividade e mobilidade. Você não pode deixar de acompanhar as tendências. Busque por cursos na sua área. Se você é da área de projetos, por exemplo, estude mais sobre os modelos de gestão ágil.

4 – Reveja seus custos

Por último, mas também muito importante, sugiro que reveja seus custos e faça um planejamento orçamentário . É preciso que seu salário se enquadre no seu custo de vida. Parece óbvio, mas conheço muitos profissionais que não conseguem equilibrar os ganhos com os gastos. Sem isso, a pessoa nunca consegue ver seu dinheiro render e isso traz uma constante insatisfação. Ou seja, não importa onde esteja trabalhando, mas se o orçamento não fechar no final do mês, dificilmente, terá a “recompensa” que busca.