O ano começou e traz uma nova oportunidade de mudança e uma chance de ajustar o que ficou pendente. Com isso, a promessa de incluir exercícios físicos na rotina se torna comum e é presença garantida nas listinhas de “metas para 2018”. Valéria Leonhardt, coordenadora de atividade física do Centro Terapêutico Máximo Ravenna de Brasília diferencia os tipos de atividades físicas e suas finalidades, para ajudar a completar a missão até o final do ano.

 

O primeiro passo para praticar um exercício físico é consultar um médico para fazer uma avaliação completa da saúde. É ele que vai apontar o que precisa ser melhorado e os cuidados necessários durante a trajetória, para não ter lesões. “Essa avaliação permite definir com segurança qual modalidade escolher e a intensidade correta para iniciar”, afirma a especialista.

 

Um programa de condicionamento físico completo precisa colocar em prática força, flexibilidade, resistência muscular e estímulos cardiovasculares. Com a função de prevenir lesões dos músculos e tendões, e aliviar as dores do pós-treino, os exercícios de flexibilidade e alongamento podem ser feitos no ínicio da rotina, junto ao aquecimento, e em alguns casos, também pode ser realizado no meio da série.

 

É possível conquistar força e resistência física em atividades como musculação, pilates, yoga e ginástica localizada. Valéria explica que trabalhar essas modalidades ajudam na melhora dos movimentos do cotidiano. “Ao aprimorar essas especialidades há o impacto positivo de movimentos do dia-a-dia como de se sentar, levantar, puxar e empurrar objetos, além de subir escadas”, conta.

 

Os exercícios aeróbicos precisam estar presentes nos programas de atividades físicas e recebem esse nome por conta do processo de oxigenação dos músculos. Eles aceleram os batimentos do coração, fazendo com que o órgão precise bombear o sangue mais rápido. Corridas, caminhadas, natação e andar de bicicleta são alguns tipos de treinos que se encaixam nesta categoria.

 

Ao seguir um treinamento completo e contar com a supervisão de um profissional, chegar no fim do ano com a meta concluída se torna mais fácil e ainda previne o corpo de doenças relacionadas ao sedentarismo. “Ser ativo ajuda a evitar a obesidade e todas as doenças associadas à ela”, finaliza Valéria.

 

ios