O  restaurante Capim Santo acaba de ganhar  sua primeira filial carioca, levando sua fórmula de sucesso: ingredientes brasileiros, comida saudável, ambiente acolhedor, técnica francesa e a simpatia e gentileza no atendimento. O restaurante – que nasceu em Trancoso e cresceu em São Paulo – inaugurou sua primeira unidade dentro de um shopping center, o VillageMall, que reúne as melhores marcas nacionais e internacionais de moda, cultura e gastronomia, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, tendo como uma das  sócias  a atriz Mariana Ximenes

 Para a nova empreitada, a chef Morena Leite irá morar no Rio de Janeiro por um tempo, para se dedicar integralmente ao novo restaurante e ao público carioca, que já é frequentador de suas casas em São Paulo e Trancoso. Com ela, levará alguns cozinheiros, que a ajudarão no treinamento da brigada local, que totalizam 45 funcionários. “Nosso objetivo é crescer sem perder o DNA artesanal”, afirma Adriana Drigo, uma das sócias.

  “É um passo importante para nós, o primeiro investimento dentro de um shopping center, por isso, escolhemos o ponto com muito critério. O VillageMall reúne a melhor infraestrutura na cidade e o Rio, especialmente em ano de Olimpíadas, convidava um restaurante que representasse a essência da culinária brasileira. Acreditamos que vá se tornar ponto de encontro de cariocas e turistas na cidade”, explica Daniela De Luca, uma das sócias do Capim Santo.

  “Gastronomia, para mim, também é arte. Conheço a Morena há mais de dez anos. Somos muito amigas, já era cliente do Capim de São Paulo e é uma alegria trazer esse projeto para o Rio”, explica a atriz Mariana Ximenes

 Com arquitetura de Miguel Pinto Guimarães, em uma ampla área de 300m², o Capim Santo carioca ganhou ares contemporâneos.  Miguel utilizou muita madeira, mobiliários assinados por designers como Hugo França e Paulo Alves, e projetou também um surpreendente jardim suspenso para que o paisagismo estivesse integrado com o projeto arquitetônico. Cenário perfeito para um happy hour, para um almoço de negócios, um jantar entre familiares ou mesmo um rápido café da tarde acompanhado de uma tapioca na versão salgada ou doce.

À tarde, ao contrário das demais unidades do Capim Santo, terá um menu especial, no qual a tapioca é a grande estrela da casa. No menu à la carte, para o jantar, há opções bem brasileiras como o bolinho de feijoada ou os clássicos da chef, como a salada de trigo com castanhas brasileiras e geleia de uvaia, o medalhão com queijo coalho acompanhado de ratatouille brasileiro com chuchu, pupunha, abóbora, cebola roxa e tomate, o linguado empanado com quinua recheado com palmito pupunha e acompanhado de petit gateau de banana da terra. Como sobremesa, uma marca da chef Morena Leite: o brigadeiro, mas verde, feito de capim santo e servido na colher. Tudo muito aromático, colorido e astral, em sintonia fina com a cidade maravilhosa.