A Regional Campinas da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo, SOGESP, realiza, amanhã ,25, Dia de Luta pelo Fim da Violência contra a Mulher, às 8h30, no portão 1 da Lagoa do Taquaral, a 1ª Caminhada pela Saúde da Mulher . O evento é aberto ao público

Segundo a  médica ginecologista Fernanda Surita, responsável pela organização, o objetivo é conscientizar a sociedade campineira e da região, além de unir faculdades de Medicina, médicos e cidadãos em defesa da saúde feminina em todas as fases da vida.   “É uma forma de promover um hábito saudável, que pode ser realizado em qualquer idade. É uma atividade claramente associada à redução dos riscos de várias doenças frequentes em nossa população, como diabetes e hipertensão arterial”, pontua Surita. “Do ponto de vista da Ginecologia e Obstetrícia, a prática de exercício é relevante para reduzir índices de diversas doenças e também como fator de prevenção.”

A data escolhida coincide, propositalmente, com o Dia de Luta pelo Fim da Violência contra a Mulher.   “A questão da violência de gênero precisa ser lembrada e evidenciada, pois toda a violência afeta negativamente a saúde física, mental, sexual e reprodutiva da mulher. A caminhada é uma forma trazer para população o envolvimento da SOGESP com o tema da violência contra a mulher, que ainda é um tabu e um problema de saúde pública que afeta a vida de muitas mulheres, além de causar a morte de tantas outras”.