O  Argentinatón, iniciativa da Atomic Lab, organização que cria e doa próteses de mãos e braços feitos em impressoras 3D, desenvolveu a “Limbs”, uma plataforma online global para solicitar próteses a baixo custo de produção para pessoas que não possuem acesso às mais complexas e caras.

 

O projeto  conta  com o apoio da  Ford Argentina e o Ford Fund, braço filantrópico da companhia.  A largada oficial do projeto, foi dada na fábrica da Ford Argentina, em Pacheco. Para comemorar, voluntários da companhia e alunos da Escola Técnica Henry Ford participaram de uma sessão de montagem das próteses que logo serão entregues pelo país, que durante quatro meses,  irá percorrer o território argentino em uma Ford Ranger especialmente adaptada e equipada com uma impressora 3D, alimentada por painéis solares, para entregar mais de 150 próteses de norte a sul do país. 

Argentinatón será feito em três etapas, sendo que  em cada uma serão entregues 50 próteses – no norte, centro e sul do país – somando mais de 150 próteses. Além das unidades já impressas e montadas para entregar de acordo com o itinerário estipulado, também serão distribuídos pedidos sob demanda para aqueles que não tiveram a possibilidade de se cadastrar na plataforma “Limbs”.

 

 

 “Este ano, com o apoio do Ford Fund, poderemos contribuir e transformar em realidade esse projeto que ajudará a melhorar a qualidade de vida de muitas crianças e adultos em todo o país”, afirmou Carlos Galmarini, diretor de Relações Institucionais da Ford Argentina.

 

 “Já entregamos 800 próteses de mão feitas por impressão 3D e, com este projeto que chamamos Argentinatón, esperamos viajar pela Argentina imprimindo novas próteses para ajudar as pessoas que mais precisam”, comentou Gino Tubaro, fundador da Atomic Lab.

.