Assim como os automóveis Mercedes-Benz estão sintonizados com as demandas e tendências de segurança no trânsito sem abrir mão do prazer de viajar, os caminhões da marca também estão cada vez mais recebendo recursos tecnológicos que garantem mais segurança nas cidades e nas estradas. Nesse contexto, o extrapesado Actros se destaca de pelo elevado nível de segurança e conforto. “O Actros é o Classe S dos nossos caminhões”, declara Joerg Radtke, gerente sênior de Marketing de Produto Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.

De acordo com o executivo, a utilização combinada dos diversos sistemas inteligentes de frenagem e de segurança do Actros propicia muitos benefícios e vantagens. “E não é só em termos de proteção do motorista, da carga, e do caminhão, mas também dos demais veículos e usuários da estrada. O sistema também reduz os custos operacionais, devido a uma maior disponibilidade para o transporte, durabilidade dos sistemas de freios, maior velocidade média operacional e menor consumo de combustível”, destaca Joerg Radtke.

Segundo o executivo, os caminhões Actros são ideais para os grandes frotistas e para as empresas de transporte que valorizam a elevada tecnologia e que reconhecem a importância do conforto e da segurança como aliados no aumento da produtividade no transporte.

O Actros oferece um pacote segurança   com itens exclusivos, como o Assistente Ativo de Frenagem (Active Brake Assist/ABA), Sistema de Orientação de Faixa de Rolagem (Lane Guidance System) e o Controle de Proximidade (Proximity Control System).  Além de seu amplo pacote de componentes de avançada tecnologia, muitos deles de série.

“Nossos engenheiros, técnicos e especialistas sempre dedicam muita atenção aos aspectos de segurança ativa dos veículos”, afirma Joerg Radtke. “O objetivo é evitar, ao máximo, a ocorrência de acidentes ou diminuir seus impactos, afinal, um caminhão é um veículo de grandes dimensões, que normalmente opera com elevadas cargas. No caso do Actros, combinações de capacidade para até 74 toneladas de peso bruto total combinado – PBTC, conforme lei da balança”.

De acordo com Joerg Radtke, a segurança é uma exigência fundamental em todas as atividades do transporte de cargas, em especial para algumas atividades especializadas, como a de cargas perigosas, que envolve, por exemplo, produtos químicos, gases, combustíveis, produtos inflamáveis e outros que possam causar danos ao motorista, aos usuários da estrada e ao meio ambiente. “A Mercedes-Benz está sempre atenta a essas exigências e necessidades. Com base em sua vocação de inovação e pioneirismo no desenvolvimento tecnológico, ela não para no tempo”, diz o executivo. “Pelo contrário, busca permanentemente criar e aprimorar ainda mais as soluções eficientes que oferece a cada nova demanda, além de atender as necessidades do mercado e dos meios de transporte de carga e de passageiros”.