As expectativas são positivas para a participação de 69 marcas calçadistas brasileiras em uma das mais importantes feiras internacionais do setor, a theMicam.

A feira acontecerá em Milão, Itália, entre os dias 14 e 17 de fevereiro, mas a programação do projeto Export Thinking, realizado através do Brazilian Footwear, programa mantido em parceria pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), inicia um dia antes com seminário preparatório.

Em estandes individuais que ocupam um espaço total de mais de 1,3 mil metros quadrados, as marcas nacionais prometem fazer bonito com a taxa cambial mais favorável que na feira realizada no ano passado, quando foram totalizados mais de US$ 8,4 milhões em negócios imediatos.

Segundo a analista da Abicalçados, Patrícia Ledur, as mostras de produtos de inverno são altamente rentáveis para os brasileiros, sendo que a imagem positiva do produto no exterior e o impulso de um preço mais competitivo em função do câmbio podem ser indícios de uma mostra histórica para os calçadistas verde-amarelos. “Na primeira feira internacional do ano, a Expo Riva Schuh, ocorrida também na Itália, os resultados já foram muito superiores aos registros do ano anterior. A tendência é de que o movimento se repita na theMicam deste ano, com resultados superiores aos de 2015”, projeta Patrícia.
No  dia 13, o projeto Export Thinking promove o seminário “Como construir uma coleção para conseguir o equilíbrio econômico da empresa?”. Ministrada pelo executivo da Diomedea, Enrico Cietta, a palestra traz aspectos como novas formas de consumo, riscos na produção e criação de coleções, economia criativa, entre outros.