A Confraria Mulheres Inspiradoras, de Geovana Quadros, promoveu um encontro exclusivo sobre o protagonismo da mulher no varejo, na loja da Breton no Jardim Paulistano. Andrea Orcioli (VP da Sephora BR), Graciela Kumruian (COO  da Netshoes), Alessandra Restaino (CEO da Le Postiche), Manzar Feres (VP da SERASA) debateram, ao lado de Flávio Rocha (ex-presidente da Riachuelo), importantes questões sobre a presença feminina no mercado de trabalho. O evento contou com apresentação de Manzar Feres, que trouxe uma pesquisa exclusiva da Serasa que mostrou que entre os 21 milhões de empreendedores do Brasil, cerca de 40% (9 milhões) tem participação acionária de mulheres.

 

A importância do investir em sustentabilidade e tecnologia para o desenvolvimento das empresas de varejo foi consenso entre os participantes do debate. Flavio Rocha explicou as estratégias de crescimento da Riachuelo, que tem 57% de seus cargos de liderança ocupado por mulheres. Segundo dados do último balanço da Guararapes Confecções, grupo controlador da marca, a companhia teve aumento de lucro líquido de 79,6% e crescimento de receita líquida de 8,8% em 2017. “Fast Fashion que empurra coleções e impõe monotonia não é de verdade. Nós identificamos os fast movers, ou seja, itens vencedores de cada coleção,  e abastecemos as lojas para a demanda esperada entre um caminhão e outro pois há reposição diária”. Na Riachuelo, o prazo de reposição de um produto que é sucesso de vendas gira em torno de 10 dias, o que aumenta a conversão de vendas e a profundidade das lojas. “É como ter 100 mil litros em uma piscina profunda versus 100 mil litros em um espelho d´água”, explicou o executivo, que também falou sobre candidatura à Presidência: “Tive o trimestre mais angustiante da minha vida. Pretendo cobrir esse imenso vazio do cenário político, é hora de termos um liberal na economia”.

 

O debate foi mediado por Geovana Quadros, fundadora da “Confraria Mulheres Inspiradoras”, primeira confraria a juntar grandes líderes multissetoriais do Brasil para debater temas femininos. Participam empreendedoras e empresárias como Sonia Hess, fundadora da Dudalina, Lucy Onodera, CEO da Onodera, Nadir Moreno, presidente da UPS, Gabriela Baumgart, do Grupo Center Norte, Camila Farani, investidora-anjo  entre outras. 

Marcel Rivkind Flavio Rocha e Anette Rivkind

Geovana também é autora do livro “Dicas de Mulheres Inspiradoras, empresária do comércio internacional, palestrante especializada em empoderamento feminino e diretora da Organização Brasileira de Mulheres Empresárias.