A Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) passa a oferecer aos seus associados o Trip Protector Braztoa, o primeiro programa de seguros do mercado que protege agências e operadoras de viagens de riscos relacionados com a comercialização de pacotes turísticos. A iniciativa, elaborada pela Braztoa e pela administradora de seguros Ifaseg, tem como um de seus principais destaques a cobertura contra quebra de empresas que fornecem serviços que fazem parte dos pacotes turísticos. “Trata-se de uma grande conquista para o nosso setor, que apenas foi possível por conta da força e da representatividade dos operadores da Braztoa, que embarcam mais de seis milhões de passageiros por ano e vão distribuir esse novo produto com exclusividade, garantindo e protegendo a viagem do consumidor de uma forma completa,inédita e inovadora em todo o Brasil”, explica Magda Nassar, presidente da Braztoa.

.

 

Mário Gasparini, diretor da Ifaseg, lembra que todo pacote de viagem reúne vários prestadores de serviços que se tornam judicialmente responsáveis pela qualidade do atendimento ao turista, após a aquisição do produto no balcão ou internet. “A única forma de uma empresa controlar o risco de quebra de outros fornecedores é por meio da contratação do seguro”, salienta. “Este tipo de ocorrência, em geral, pega o mercado de surpresa, afetando o caixa de muitas empresas”, complementa Raphael Alexander Swierczynski, CEO da QBE, seguradora que garante a cobertura. De acordo com ele, a proteção contribui de modo significativo para a tranquilidade do setor. Na próxima sexta-feira, 26 de setembro, às 18h, durante a ABAV Expo, no Anhembi, Braztoa e Ifaseg promovem uma apresentação para agentes de viagem a respeito do produto.

 

O Trip Protector Braztoa, do qual faz parte a proteção contra quebra de fornecedores de serviços de turismo, constitui um amplo programa de seguros que resguarda operadores e respectivos agentes de viagem de vários riscos relacionados com suas atividades comerciais. O objetivo final da iniciativa é oferecer mais segurança ao setor sobretudo ao cliente das agências que trabalham com as operadoras associadas à Braztoa.

 

Entre outras coberturas, o programa Trip Protector Braztoa também concede proteção nos casos em que o passageiro procura a justiça por entender que houve falha na prestação do serviço, tirando proveito da atual legislação que concede ampla proteção ao consumidor.