A Brazilian Luxury Travel Association (BLTA) composta pelos principais hotéis e operadores turísticos do país, empresas concorrentes que se uniram em um espírito coletivo desde 2008 para, em um esforço, promover o turismo brasileiro em todo o mundo e incentivar a adoção de práticas sustentáveis no setor hoteleiro.

Na visão da associação, o recentemente adotado slogan em inglês da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) – ‘Brazil – Visit and Love Us’ – é ambíguo e facilmente incompreendido mesmo para quem fala inglês em qualquer lugar do mundo, não cumprindo, assim, o objetivo de promover, efetivamente, o turismo de maneira positiva.

No mesmo espírito de colaboração demonstrado pelos associados da BLTA, os principais proponentes internacionais do Brasil em eventos da indústria global de turismo e na mídia, a BLTA solicita à Embratur que retire imediatamente o slogan e comece a explorar alternativas que não deixem em aberto possibilidades passíveis de interpretação errônea.

De acordo com o Relatório de Competitividade de Viagens & Turismo do Fórum Econômico Mundial de 2017, o Brasil ficou em primeiro lugar em ‘recursos naturais para o turismo e em número 8 em ‘bens culturais para o turismo’, mas em #121 em ‘eficácia de marketing e branding para atrair turistas’; #125 em ‘estratégia de marca do país’; #126 em ‘priorização governamental de viagens e turismo’.

Segundo a diretora-executiva da BLTA, Simone Scorsato, “a indústria do turismo no Brasil só alcançará seu potencial se o Poder Público estabelecer um diálogo transparente, consistente e construtivo com profissionais talentosos do setor de viagens”. Complementarmente, ela diz: “A BLTA não pode observar silenciosamente os gastos públicos na promoção do turismo sem uma consideração cuidadosa da linguagem e ignorando tendências e práticas óbvias na indústria global de viagens. Essas falhas estão custando aos brasileiros empregos de qualidade e crescimento econômico sustentável a longo prazo”.