A Calábria é a principal aposta para a expansão da gastronomia italiana no Brasil em 2019.  A promoção acontece em junho, quando serão apresentados ao público produtos artesanais e exclusivos durante a 35ª Fispal Food Service, a maior feira de alimentos e bebidas da América Latina, que acontece entre 11 a 14 de junho em São Paulo. Já o coquetel especial de degustação, Sabores da Calábria, voltado para empresários e fornecedores do setor, além de outros interessados, ocorre no dia 13 no Círculo Italiano.

Situada no sul da Itália, a culinária calabresa é um dos maiores destaques do país e do Mediterrâneo. A região tem alta produtividade em azeites de qualidade, vinhos com denominação de origem, queijos, vinagres, pastas, cogumelos, atum enlatado e pimentas típicas. Seus tradicionais salames e linguiças têm fama internacional, além da conhecida bergamota.

Por tanta diversidade, seus pratos e ingredientes com sabores marcantes são certeiros em aguçar o paladar  do brasileiro, que poderá saborear os produtos no stand durante a feira. Em exposição, o público encontrará os mais variados patês de cogumelos, condimentos, biscoitos, frutas secas, geleias, doces, molhos, antepastos, cremes, farinhas, massas, carnes, azeites, vinhos, sucos de frutas, refrigerantes, drinks alcóolicos e sem álcool, “grissini” e cafés. Muitos chegam ao Brasil pela primeira vez.

Ao todo, 20 empresas calabresas de pequeno ou médio porte participam do evento. Segundo os organizadores –a Regione Calabria e a Câmara de Comércio Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de São Paulo (ITALCAM) –,  a venda dos alimentos e bebidas apresentados na 35ª Fispal ocorrerá primeiro nos restaurantes, em seguida, nos empórios e, sucessivamente, nos distribuidores de centrais maiores.

Em São Paulo, a ITALCAM é a responsável pela promoção da Calábria e de seus produtos no Brasil.