. O Brasil  é o  6º maior produtor de vinho no Hemisfério Sul e o 14º do mundo.  No dia 03 de junho, o setor celebra o Dia do Vinho, 200 milhões de litros, além de 120 milhões litros de espumante, movimentando mais de R$ 9 bilhões por ano.

O Dia do Vinho é realizado pelo  Instituto Brasileiro do Vinho -Ibravin, como resultado do Projeto Eventos Integrados e Integradores – reinterpretação da concepção de evento, fomentado pelo Ministério do Turismo.

No Brasil,  a  área de produção vitivinícola   soma 79,9 mil hectares. São mais de 1,1 mil vinícolas espalhadas pelo país, a maioria instalada em pequenas propriedades, média de dois hectares de vinhedos por família. Estimasse que 90% das vinícolas são micro ou pequenas empresas. Só no Rio Grande do Sul, região que mais produz, das 670 vinícolas ativas, 90% são de pequeno porte.

“As pequenas vinícolas vêm contribuindo para a melhor performance do vinho no cenário nacional, à medida que investem em tecnologias de gestão, de produção e comercialização da bebida com diferenciais regionais”, disse a diretora técnica do Sebrae, Heloisa Menezes. O consumo interno, porém, precisa ser estimulado para que a produção brasileira possa crescer e fazer frente à forte concorrência dos importados, destacou a diretora do Sebrae.